- ID
- 3414196
- Banca
- IBADE
- Órgão
- Prefeitura de Vila Velha - ES
- Ano
- 2020
- Provas
- Disciplina
- Não definido
“Quando o aluno observa obras de arte e é estimulado e
não obrigado a escolher uma delas como suporte de seu
trabalho plástico a sua expressão individual se realiza da
mesma maneira que se organiza quando o suporte
estimulador é a paisagem que ele vê ou a cadeira de seu
quarto (…) O importante é que o professor não exija
representação fiel, pois a obra observada é suporte
interpretativo e não modelo para os alunos copiarem.
Assim estaremos ao mesmo tempo preservando a livre expressão, importante conquista do modernismo que
caracterizou a vanguarda do ensino da arte no Brasil de
1948 aos anos setenta, e nos tornado contemporâneos”
(BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte.
SP/Porto Alegre: Perspectiva/Fundação Ioschpe, 1991).
O fragmento citado menciona a sistematização de um
termo conceitual oriundo da prática do trabalho no Museu
de Arte Contemporânea da USP e posteriormente
disseminado em práticas artísticas escolares no Brasil a
partir da década de 1990. O termo é denominado: