Object Linking and Embedding (OLE) é um sistema de objetos distribuídos e um protocolo desenvolvido pela Microsoft. Ele permite a um editor disponibilizar parte de um documento para outro editor, e então reimportá-lo. Por exemplo, um sistema de editoração eletrônica pode enviar texto para um processador de texto ou uma figura para um editor gráfico usando OLE. O maior benefício em usar essa tecnologia, além de reduzir o tamanho do arquivo do documento, é a habilidade em criar um arquivo mestre. Referências para dados nesse arquivo podem ser feitas, e o arquivo mestre pode então modificar os dados, que serão atualizados nos respectivos documentos referenciados.
Seu uso primário é para o gerenciamento de documentos compostos, mas é também usado para a transferência de dados entre diferentes aplicações, usando as operações arrastar e soltar e área de transferência. O conceito de embarcar é também central para usos como multimedia em páginas web, que tendem a embarcar vídeos animações e gravações de áudio em um documento de hipertexto.
OLE usa a arquitetura de cliente pesado, que significa que o tipo de arquivo ou a aplicação sendo embarcada deve estar presente na máquina sendo operada. Por exemplo, se uma planilha eletrônica do Microsoft Excel está sendo manipulada ou visualizada, deve existir uma cópia do Excel ou um leitor de arquivos Excel instalado no computador sendo operado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Object_Linking_and_Embedding