SóProvas


ID
341503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DATAPREV
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

ftp://www.cespe.unb.br/default.html?vacao=1
Considerando a URL acima, julgue os itens a seguir.
É correto afirmar que default.html é um arquivo escrito no formato HTML 2.0, em função da extensão de quatro letras do arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O formato da linguagem HTML nas versões 1, 2 ou 5, não está relacionada com a extensão de 4 letras do arquivo default.html
  • errado. HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto do "casamento" dos padrões HyTime e SGML.

    HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermídia e conteúdo baseado em tempo. Um documento é visto como um conjunto de eventos concorrentes dependentes de tempo (como áudio, vídeo, etc.), conectados por hiper-ligações. O padrão é independente de outros padrões de processamento de texto em geral.

    SGML é um padrão de formatação de textos. Não foi desenvolvido para hipertexto, mas tornou-se conveniente para transformar documentos em hiper-objetos e para descrever as ligações. 

    HTML é a acrossemia de HyperText Markup Language, é uma das linguagens utilizadas para desenvolver páginas na internet, existem outras linguagens mais avançadas porém dificilmente você verá um site que não utilize HTML, e o mais comum é encontrar sites que utilizam somente HTML. 
  • A questão não trata da versão HTML utilizada em si. Não há nada no enunciado que possa identificar a versão da linguagem utilizada.
    O que está sendo abordada é a extensão do arquivo "default.html" que poderia perfeitamente também ser "default.htm" sem o L... Não faz a menor diferença para os navegadores uma vez que esteja havendo a correta linkagem.

    Os arquivos de nome "Index" , "default" tratam a respeito da primeira página a ser aberta em determinado diretório, sendo que estando no diretório principal ela será a página inicial, ou seja, a primeira página aberta pelo browser quando um usuário acessa determinado "site".

    Quando se digita o domínio, exemplo, www.seusite.com.br o browser é direcionado ao servidor que contém o site. Sendo que ele localiza dinamicamênte a página de "startup" através dos nomes "index" ou "default" mencionados acima.

    A questão do nome ou extensão utilizada, diz respeito sim a linguagem, mas principalmente à preferência na abertura como sendo índice de algum site.
    Segue uma lista por ordem de preferência publicada por um dos maiores servidores de site do Brasil:

    Hospedagens Windows: Default.htm,index.html, index.asp, index.aspx, index.htm, default.html, Default.asp, default.aspx, iisstart.htm
    Hospedagens Linux: index.htm, index.html, index.html.var, index.shtml, index.php, index.php5, index.php4, index.php3, noindex.html

     No máximo o nome do arquivo do enunciado nos remete dedutivamente se tratar de uma hospedagem Windows, que é onde é comumente utilizada. Mais isso já seria uma pergunta pra lá de subjetiva pois Linux também utiliza este nome. Mas já ví questões extremamente técnicas serem tratadas com alto grau de subjetividade dependendo da banca, mas não é o caso desta questão aqui.

    Espero que tenha ajudado aos colegas a entender do que se trata a questão por um ponto de vista de um programador de sistemas web.
  • Questão errada, pois simplesmente não há uma relação direta entre a versão e o tamanho da extensão.
  • Errado

    O formato da linguagem HTML nas versões 1, 2 ou 5, não está relacionada com a extensão de 4 letras do arquivo default.html

  • Default é um termo técnico muito usado em vários contextos de informática, normalmente com o significado de “padrão” ou de “algo já previamente definido”. No processador de texto existem valores ou configurações default para o tamanho e o tipo da fonte, por exemplo.

  • GABARITO: ERRADO.

  • Gabarito Errado.

    Atualmente é utilizado o padrão HTML5, que não influencia sobre a extensão do arquivo, mas sim de seu conteúdo possuir mais tags HTML.

    Bons estudos!