SóProvas


ID
3415555
Banca
VUNESP
Órgão
DAEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere os requisitos para um sistema de gestão de manutenção de edificações, listados a seguir.


I. A manutenção rotineira caracteriza-se por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos.

II. Existe a necessidade de planejamento semanal das atividades de manutenção das edificações, processos de controle e controle de documentação.

III. No serviço público, existe a obrigatoriedade de aplicação de um percentual mínimo de 5% do valor arrecadado anualmente exclusivamente para a manutenção das instalações.

IV. Os serviços realizados pela manutenção preventiva são sempre executados emergencialmente, conforme as solicitações dos usuários, e com estas informações calculam-se as estimativas da durabilidade esperada dos sistemas.


Está correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • MANUTENÇÃO Emergencial

    Não é programada e pode ser acionada por uma falha funcional de um ativo. O problema deve ser resolvido o mais rápido possível. 

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre práticas de manutenção.

     

    A manutenção é definida como o conjunto de ações que objetivam manter ou realocar um item/equipamento numa condição em que ele seja capaz de desenhar sua função.

     

    A ABNT NBR 5674 (2012) é a norma técnica brasileira que estabelece requisitos para o sistema de gestão de manutenção em edificações. De acordo com tal norma, os três diferentes tipos de manutenção em edificações são:

     

    ·         Manutenção rotineira: "caracterizada por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, limpeza geral e lavagem de áreas comuns" (ABNT NBR 5674, 2012);

     

    ·         Manutenção corretiva: "caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários" (ABNT NBR 5674, 2012);

     

    ·         Manutenção preventiva: "caracterizada por serviços cuja realização seja programada com antecedência, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas de durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatórios de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação" (ABNT NBR 5674, 2012).

     

    Com base em nessa introdução e em comentários normativos pontuais, avalia-se as afirmativas individualmente:

     

    ·         A afirmativa I é verdadeira, conforme definição acima;

    ·         A afirmativa II é falsa. Em seu item 5, a ABNT NBR 5674 (2012) fixa requisitos para o planejamento anual das atividades;

    ·         A afirmativa III é falsa, visto que não há um percentual mínimo fixado para ser destinado à manutenção de edificações;

    ·         A afirmativa IV é falsa, visto que a manutenção preventiva é aquela realizada com programação e antecedência, não havendo emergência para sua execução. A manutenção emergencial é a corretiva, na qual algum sistema falhou.

     

    Portanto, somente a afirmativa I está correta e, desse modo, nenhum das afirmativas é verdadeira.

     

    Gabarito do professor: Nenhuma das alternativas.


    Gabarito da banca: Letra A.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 5674: Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.