O comércio exterior do Brasil tem sofrido uma mudança qualitativa grande nas últimas décadas. Até a década de 1960 o país era somente exportador de commodities. Hoje em dia a economia brasileira é bem mais complexa, possibilitado a exportação de produtos de maior valor agregado, ao lado das commodities.
Exportamos produtos industrializados e processados (semimanufaturados), calçados, suco de laranja, tecidos, combustíveis, bebidas, alimentos industrializados, caldeiras, armamentos, produtos químicos, veículos de todo tamanho e suas respectivas peças de reposição e aviões.
Tais produtos correspondem entre 55 e 65% do volume total de exportações, dependendo do ano analisado.
Isso não significa a diminuição da exportação de commodities mas, a maior variedade dos produtos para exportação. Mas, quando há um ano de grande exportação de soja há um aumento da exportação de outros produtos agrícolas .
E quem são os importadores: o Brasil tem uma orientação comercial multilateral sendo o maior parceiro comercial no hemisfério ocidental os Estados Unidos.
Quanto à importação de nossas commodities, quando se trata de carne bovina o maior destino é Hong Kong. As outras commodities são exportadas primordialmente para a China.
A afirmativa está errada quando afirma que nosso maior parceiro e maior importador de commodities é a Argentina. A parceria comercial com a Argentina é importante no âmbito do Mercosul
RESPOSTA: ERRADO