-
A ética, para Sá (2009) permeia o exercício da profissão na medida em que a conduta profissional condizente com a moral e a regulação feita pela lei garantem benefícios para os profissionais, a categoria à qual pertencem e para a sociedade. Vale aqui ressaltar que a conduta ética universal independe das culturas cujos costumes são diferenciados, ou seja, o zelo, a honestidade, e a competência são virtudes desejadas em qualquer exercício profissional independente da área de atuação ou cultura em que for desenvolvido.
Q758246
https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-luterana-do-brasil/gestao-de-pessoas/outro/artigo-cientifico-sobre-etica-empresarial-aplicada-a-uma-empresa/4608241/view
-
Virtude vem do latim "virtus" homem de bem.
Qualidades morais e atributos positivos.
-
GABARITO: CERTO
Entre as virtudes morais e éticas que devem fazer parte do perfil dos profissionais, pode-se citar o zelo, a honestidade, o sigilo e a competência. A virtude do zelo caracteriza o comprometimento do profissional para com o serviço que oferece, demonstrando apreço pela profissão e responsabilidade na execução de seu trabalho. A honestidade é virtude fundamental a todos os profissionais: é ela que garante à comunidade a confiança no trabalho, e sem ela a carreira profissional torna-se manchada e má vista no meio social. O sigilo por sua vez demonstra o respeito do profissional com a comunidade em que atua, mantendo em segredo informações que cabem somente a seus clientes. O sigilo nem sempre é solicitado, mas o profissional possuidor dessa virtude reconhece sua importância e o pratica. Por fim, mas não menos importante, a virtude da competência é a garantia de que o profissional realiza seus serviços de forma eficaz, oferecendo qualidade na elaboração de seus trabalhos. A competência traduz a união do conhecimento com a experiência, demonstrando o potencial do profissional para a realização dos serviços que se propõe a oferecer.
FONTE: FACULDADESALLE.EDU.BR
-
Vamos analisar a questão.
O Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994,
aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder
Executivo Federal. Para responder a questão o candidato precisa saber as
Regras Deontológicas previstas na Seção I do Capítulo I do referido código.
Destaca-se
a primeira regra deontológica, a saber:
“I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais
são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no
exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o
exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e
atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos
serviços públicos." (grifo nosso)
Sendo assim, é possível inferir que o zelo, a honestidade e a competência são
virtudes a serem observadas pelos
servidores públicos no exercício
de suas funções.
Gabarito do Professor: CERTO.