SóProvas


ID
3418309
Banca
Prefeitura de Catas Altas - MG
Órgão
Prefeitura de Catas Altas - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dois dos maiores sites brasileiros de divulgação de notícias falsas sobre saúde, responsáveis pela publicação de centenas de artigos antivacina, têm por traz um comércio de produtos naturais com lojas físicas e on-line, cujos itens são abertamente indicados pelos administradores dos portais como alternativa a medicamentos e vacinas criticados nos textos com informações falsas.

                                                                                              O TEMPO. 30 nov. 2019. p. 15.

A divulgação de notícias falsas, fake news, sobre saúde no Brasil, de acordo com o trecho da reportagem, tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • A ligação comercial entre sites de fake news e venda de produtos naturais foi descoberta por investigação da organização não governamental Avaaz, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), e confirmada pela reportagem, que encontrou outros indícios desse elo.

    Assim como nesse caso, outras páginas na internet, perfis no Facebook e canais no YouTube têm disseminado informações falsas ou imprecisas sobre doenças, ao mesmo tempo em que vendem supostas curas milagrosas e consultas.

     

    https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2019/11/epoca-negocios-divulgadores-de-fake-news-de-saude-tem-por-tras-loja-de-produtos-naturais.html

  • Gabarito C

  • GABARITO - C

    Dois dos maiores sites brasileiros divulgadores de notícias falsas sobre saúde, responsáveis pela publicação de centenas de artigos antivacina, têm por trás um comércio de produtos naturais com lojas física e online. Os itens dessas lojas são abertamente indicados pelos administradores dos portais como alternativas a medicamentos e vacinas criticados nos textos com informações falsas.

    Assim como nesse caso, outras páginas na internet, perfis no Facebook e canais no YouTube têm disseminado informações falsas ou imprecisas sobre doenças, ao mesmo tempo em que vendem supostas curas milagrosas e consultas.

    FONTE - G1

  • Letra C

  • Questão que exige do candidato apenas interpretação de texto.

    O texto afirma que os maiores divulgadores de notícias falsas sobre saúde possuem interesses econômicos no tema, pois são entidades que comercializam produtos naturais que são abertamente indicados como alternativa a medicamentos e vacinas criticados nos textos com informações falsas.

    Resposta: C

  • tem um problema grande nessa letra c)

    c) promover a venda de produtos, apontados como naturais, que poderiam substituir com mais eficiência medicamentos e vacinas.

    Ela está afirmando que esses produtos poderiam substituir com mais eficiência medicamentos e vacinas, o que vai de encontro ao texto da questão: "Dois dos maiores sites brasileiros de divulgação de notícias falsas sobre saúde".

    Faltou um "supostamente" antes de poderiam: que supostamente poderiam substituir...

    Afinal, não é uma notícia falsa?

  • kkkkkkkkkkkkkkk aiai viu