SóProvas


ID
3418312
Banca
Prefeitura de Catas Altas - MG
Órgão
Prefeitura de Catas Altas - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cerca de 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem - o número representa 35% do total de casos. A estimativa foi apresentada [...] pelo Ministério da Saúde durante o lançamento da campanha de prevenção do HIV / AIDS [...]. Segundo balanço da pasta, a taxa de detecção de casos de Aids caiu 13,6% entre 2014 e 2018, passando de 20,6 por 100 mil habitantes para 17,8.


                                                                                              O TEMPO. 30 nov. 2019. p. 13.


De acordo com o trecho da reportagem, é correto afirmar, sobre a detecção de AIDS no Brasil:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Se previnem.

  • GABARITO - B

    O Brasil conseguiu evitar 2,5 mil mortes por aids entre os anos de 2014 e 2018. Nos últimos cinco anos, o número de mortes pela doença caiu 22,8%, de 12,5 mil em 2014 para 10,9 mil em 2018. Os dados são positivos, no entanto, o Ministério da Saúde acredita que 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem. Com base nessa estimativa, a pasta realiza, nesta sexta-feira (29/11), o lançamento da Campanha de Prevenção ao HIV/Aids. O foco é incentivar pessoas que não se preveniram em algum momento da vida a procurar uma unidade de saúde e realizar o teste rápido. Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável, ou seja, não pode ser transmitido por relação sexual, e a pessoa não irá desenvolver aids.

    A nova Campanha de Prevenção ao HIV/aids foi lançada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta sexta-feira (29), em Brasília (DF), em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro. Assim como registrado nos últimos anos, a infecção por HIV cresce mais entre os jovens. A maioria dos casos de infecção no país é registrada na faixa etária de 20 a 34 anos, com 18,2 mil notificações (57,5%). Em 2018, 43,9 mil casos novos de HIV foram registrados no país. A notificação para infecção pelo HIV passou a ser obrigatória em 2014, assim como o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independente do comprometimento imunológico. A medida trouxe mais acesso ao tratamento e aumento de diagnósticos. Com isso, nos últimos cinco anos, a tendência de queda na taxa de aids foi maior.

    FONTE - WWW.SAUDE.GOV.BR

  • (B)

    O próprio texto entregou a resposta:

    "Cerca de 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem - o número representa 35% do total de casos."

  • Letra B

  • A AIDS e  outras doenças epidêmicas no Brasil e no mundo causam grande quantidade de mortes e graves prejuízos aos afetados. Conhecer essa realidade em seus aspectos mais gerais é importante já que o tema é abordado com certa frequência. O texto de apoio aborda notícia sobre a AIDS no Brasil contemporâneo e o enunciado  busca a alternativa correta sobre a detecção da doença no Brasil.

    A) o texto é claro em destacar a ação do Ministério da Saúde.

    B) É desse grupo especificamente que o texto trata. Como são pessoas que não apresentam sintomas e não fizeram exames de detecção, logo o número é uma estimativa em função da dados já conhecidos. Alternativa correta. 

    C) A redução descrita no texto é a da taxa de detecção de novos casos e não de pessoas infectadas.

    D) Diversas campanhas explicativas ao longo de décadas e o próprio tempo em que existe a doença já são fatores suficientes para o amplo conhecimento de toda a sociedade sobre a doença. 

    Gabarito do professor: B.
  • A questão exige do candidato mera interpretação de texto, vejamos:

    a)O texto afirma o seguinte: “Ministério da Saúde durante o lançamento da campanha de prevenção do HIV / AIDS”. Ou seja, há sim ação ministerial para a prevenção explica a desinformação dos infectados. ITEM INCORRETO.

    b)ITEM CORRETO.

    c) A queda foi de menos de 3%, ou seja, não foi uma “queda sensível”. Segundo o texto: “a taxa de detecção de casos de Aids caiu 13,6% entre 2014 e 2018, passando de 20,6 por 100 mil habitantes para 17,8” ITEM INCORRETO.

    d) O texto não faz essa afirmativa. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B