SóProvas


ID
3418669
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acredita-se que, a partir de 2020, pelo menos 50 bilhões de coisas estarão conectadas à internet. Desde carros autônomos com capacidade de se comunicar com os sinais de trânsito, até sistemas de automação industrial, passando por drones e pessoas. Portanto, é necessário que a rede tenha capacidade de suportar um número massivo de dispositivos conectados ao mesmo tempo, notadamente os sem fio. O mundo espera por esta nova tecnologia de redes móveis. No Brasil, há um certo otimismo com relação à sua chegada, porém a faixa de frequência que deverá ser usada em todo mundo para essa tecnologia, 3.5GHz já é usada por operadoras de TV por antena parabólica, podendo haver interferências de sinais caso as duas atuem juntas. Entretanto, a Anatel acredita que será feita uma limpeza da faixa antes da sua instalação definitiva.

(Disponível em: http://www.each.usp.br/petsi/jornal/?p=2402)


Um Estagiário, ao ler essa notícia, conclui corretamente que o artigo se refere à tecnologia

Alternativas
Comentários
  • 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. Sua missão é elevar, e muito, as potencialidades da rede atual, conhecida como 4G, alçando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos.

    Em resumo, as redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.

    As redes da 4ª geração, utilizadas atualmente em algumas regiões do Brasil, são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de, aproximadamente, 33 Mbps. Estima-se que o 5G será capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps.

  • Assertiva E

    Um Estagiário, ao ler essa notícia, conclui corretamente que o artigo se refere à tecnologia 5G.

  • Sobre as outras tecnologias:

    A)A Internet das Coisas ( IoT ) é um sistema de dispositivos de computação inter-relacionados, máquinas mecânicas e digitais fornecidas com UIDs ( Identificadores Exclusivos ) e a capacidade de transferir dados por uma rede sem exigir interação homem-homem ou homem-para-computador.

    A definição da Internet das coisas evoluiu devido à convergência de várias tecnologias, análises em tempo real, aprendizado de máquina, sensores de mercadorias e sistemas embarcados.

    B) Long Term Evolution, ou simplesmente LTE é o nome da tal tecnologia de quarta geração (4G)

    O principal diferencial do LTE é a rede de dados. Em testes de laboratório, uma rede experimental de LTE, com 20 MHz de espectro, alcançou, aproximadamente, 300 Mbps de downstream 75 Mbps de upstream

    D) O acesso a pacotes de alta velocidade evoluído, ou HSPA +, HSPA (Plus) ou HSPAP é um padrão técnico para telecomunicações de banda larga sem fio. É a segunda fase do HSPA que foi introduzida na versão 3GPP 7 e melhorada nas versões posteriores da 3GPP. O HSPA + pode atingir taxas de dados de até 42,2 Mbit / s.

    Fonte: Wikpédia.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • GABARITO: LETRA E

    LETRA A: IoT: Internet of Things ou Internet das Coisas

    LETRA B: LTE Long Term Evolution ou Evolução a Longo Prazo é o nome da tecnologia de quarta geração (4G)

    LETRA D: HSDPA − High-Speed Double Packet Access ou Acesso a pacotes duplos de alta velocidade é o 3.5G ou 3G+ ou 3G PLUS. É o sucessor do HSPA, conhecido por 3G

  • Acredita-se que, a partir de 2020, pelo menos 50 bilhões de coisas estarão conectadas à internet. Desde carros autônomos com capacidade de se comunicar com os sinais de trânsito, até sistemas de automação industrial, passando por drones e pessoas. Portanto, é necessário que a rede tenha capacidade de suportar um número massivo de dispositivos conectados ao mesmo tempo, notadamente os sem fio. O mundo espera por esta nova tecnologia de redes móveis. No Brasil, há um certo otimismo com relação à sua chegada, porém a faixa de frequência que deverá ser usada em todo mundo para essa tecnologia, 3.5GHz já é usada por operadoras de TV por antena parabólica, podendo haver interferências de sinais caso as duas atuem juntas. Entretanto, a Anatel acredita que será feita uma limpeza da faixa antes da sua instalação definitiva.

    GABARITO= E

    O TEXTO APRESENTA CARACTERÍSTICAS DA INTERNET 5 G.

  • Excelente questão, uma piada da FCC

  • Jurei de pés juntos que fosse IoT.

  • Quem leu até: " Carros autônomos com capacidade de se comunicar.." e já foi seco na IOT. \o/

  • Gabarito Letra E

    Sinal que o Estagiário não permanecerá muito tempo nesse trampo, logo passará em outro.

  • Quem não leu até o fim foi direto na letra "A" (inclusive eu, rs)

  • O texto apresenta conceitos relacionados às redes móveis.

    O 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. Sua missão é elevar, e muito, as potencialidades da rede atual, conhecida como 4G, alçando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos.
    Em resumo, as redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.
    As redes da 4ª geração, utilizadas atualmente em algumas regiões do Brasil, são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de, aproximadamente, 33 Mbps. Estima-se que o 5G será capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps.

    IoT é a interconexão entre dispositivos independentes, como geladeiras, lavadoras de roupa e até cafeteiras, usando a conexão com a Internet para distribuição de dados e sincronização de tarefas.
    As demais opções na questão não se aplicam à troca de dados.

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • LETRA E : O 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio.  As redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.Após a instalação da infraestrutura das redes 5G, a redução do consumo de energia poderá diminuir os custos futuros, além de torná-la mais ecológica. O tempo de latência reduzido, por sua vez, possibilitará a comunicação entre veículos autônomos, permitirá o desenvolvimento de sistemas de segurança que evitem acidentes automobilísticos, além de possibilitar a realização de cirurgias remotas por meio de robôs.

  • Um estagiário ao ler a notícia não deveria ser estagiário hahahahah

  • A rede 5G é a quinta geração das redes móveis. Trata-se de um grande salto evolutivo em relação à rede que é empregada atualmente, chamada 4G. A rede 5G vem sendo desenvolvida para comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos sem fio espalhados mundialmente.

    Gab - E

  • GABA e)

    ... porém a faixa de frequência que deverá ser usada em todo mundo para essa tecnologia, 3.5GHz já é usada por operadoras de TV por antena parabólica ...

    FCC já coloca IoT − Internet of Things na alternativa a) por quê? rsrsrs Pra pegar os ansiosos e apressadinhos!

  • ETRA A: IoT: Internet of Things ou Internet das Coisas

    LETRA B: LTE Long Term Evolution ou Evolução a Longo Prazo é o nome da tecnologia de quarta geração (4G)

    LETRA D: HSDPA − High-Speed Double Packet Access ou Acesso a pacotes duplos de alta velocidade é o 3.5G ou 3G+ ou 3G PLUS. É o sucessor do HSPA, conhecido por 3G

  • Tecnologia 5G. Inclusive, este é um tema interessante para discursivas

    Segundo a Agência Brasil:

    De acordo com a União Internacional de Telecomunicações, o 5G, ou quinta geração da telefonia móvel, é uma nova tecnologia de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis. Ele sucede gerações anteriores, mas autoridades e especialistas apontam que terá melhorias não apenas incrementais, mas qualitativas.

    Enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2kbit /s e o 4G garantia tráfego de 1 Gbit /s, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbit /s. Enquanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo.

    Já a capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

    https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/agencia-brasil-explica-o-que-e-tecnologia-5g

  • se você ler só os dois primeiro periodos você vai convicto e marca errado kkkk

  • Questão parece mais um interpretação de texto kkkkk Errei

  • O lado bom é que eu não pensei igual ao estagiário...

  • 5G-> possibilitará uma maior troca de dados,e uma maior taxa de conexão simultânea.

    A) internet das coisas: tem a ver com a interação entre o homem e os objetos ao seu redor dps da internet

    B)LTE: referente a tecnologia de 4° geração(4G)

    C) HSDPA: sucessor do 3G,seria o 3.5g