SóProvas


ID
3418687
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um laboratório de luz síncrotron, primeira etapa do Projeto Sirius, foi inaugurado nesta quarta-feira (14/11/2018). Sua estrutura, que é uma das mais modernas do mundo, será capaz de analisar diferentes materiais em escalas de átomos e moléculas. O projeto pode revolucionar a pesquisa brasileira e internacional em várias áreas.

(Disponível em: https://g1.globo.com. Adaptado)


O Projeto Sirius foi construído

Alternativas
Comentários
  • CAMPINAS

  • Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, é a maior e mais complexa infraestrutura de pesquisa já construída no País. Essa máquina funciona como um grande microscópio que – ao revelar a estrutura molecular, atômica e eletrônica dos mais diversos materiais – permite pesquisas em praticamente qualquer área do conhecimento, com potencial de resolver grandes problemas da atualidade.Para produzir luz síncrotron é necessário o uso de aceleradores de partículas, capazes de produzir e controlar o movimento de partículas carregadas de alta energia em velocidades próximas à velocidade da luz. Uma fonte de luz síncrotron é composta por dois conjuntos principais de aceleradores de partículas: um Sistema Injetor e um Anel de Armazenamento.

    Fica situado no pólo de alta tecnologia em Campinas

  • Gabarito A 

    Projeto Sirius, Localizado em Campinas, no interior do estado de São Paulo, o projeto representa um investimento de R$ 1,8 bilhão, e pode mudar a forma como a comunidade científica encara o Brasil. As pesquisas são feitas nas áreas de saúde, combustíveis, materiais, energia, química, física e em incontáveis experimentos de equipes altamente especializadas que criam propostas de estudo com a tecnologia de ponta aplicada no laboratório.

  • A Sirius, além de ser considerada a estrela mais brilhante, é o nome do acelerador de partículas do tipo sincrotron. O projeto Sirius está localizado no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron que também o coordena. As fontes de luz sincrotron produzem radiação eletromagnética e compreende os raios infravermelho, ultravioleta e os raios X. 
    O objetivo central do Projeto Sirius é a pesquisa da composição de diversos materiais que possibilitam descobertas nas áreas da saúde, agropecuária e energia. O acelerador de partículas propicia um maior avanço cientifico para o desenvolvimento de tecnologia de ponta.
    Os dados para a resposta correta estão disponíveis em periódicos científicos e em bibliografia fornecida quando da inscrição do candidato. Pergunta-se a localização geográfica do Projeto Sirius 
    A) CORRETA – O Projeto Sirius fica localizado em Campinas e, suas pesquisas podem auxiliar na área da saúde, da energia e no setor agropecuário. O objetivo central do projeto é pesquisar a composição de diferentes materiais. 
    B) INCORRETA - O projeto acontece em Campinas e não no Rio de Janeiro . Sua função é pesquisar as composições de diferentes materiais. 
    C) INCORRETA – O projeto acontece em Campinas e não em São José dos Campos. Sua função é pesquisar as composições de diferentes materiais. 
    D) INCORRETA – O projeto tem sua sede em Campinas e não em Brasília. Pode ser utilizado no setor agropecuário, com a análise de solo, produção de fertilizantes, dentre outros. 
    E) INCORRETA – O projeto fica localizado em Campinas e não em Salvador. Suas pesquisas estão na área da energia solar com a investigação de materiais para as células solares. 
    Gabarito do professor: Letra A.