SóProvas


ID
3418867
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Google, cujo sistema operacional Android está instalado na grande maioria dos smartphones do mundo, anunciou que cortou as relações com a Huawei. A decisão tem graves consequências para a empresa, que não poderá oferecer mais o Gmail ou Google Maps em novos aparelhos.

(Disponível em: https://g1.globo.com. Adaptado)


Um dos motivos para o corte no relacionamento entre o Google e a Huawei é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O anúncio inesperado acontece em meio a tensões comerciais com Pequim e depois da decisão da semana passada do presidente americano Donald Trump de proibir que os grupos americanos façam negócios com empresas estrangeiras do setor de telecomunicações consideradas perigosas para a segurança nacional.

  • Gabarito D

    Link: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/05/20/apos-decreto-de-trump-google-corta-lacos-com-a-huawei.ghtml

  • O governo norte americano, desde 2017, começou a criar barreiras para proteger as fronteiras americanas. Em um primeiro momento bloqueou viajantes e imigrantes de determinados países de maioria muçulmana como uma tentativa de combater as divergências político ideológicas. A outra atitude de proteção econômica e de segurança nacional foi a “briga" comercial entre a China e os Estados Unidos. E, o rompimento de relações de negócios impacta diretamente o setor de telecomunicações. 
    O Google, que desenvolve o sistema operacional Android, que está instalado na grande maioria dos smartphones, cortou as relações comerciais com a Huawei. Assim, os dispositivos já em funcionamento do grupo Huawei somente receberão as atualizações do sistema operacional da Google que fizerem parte do Projeto de Código Aberto, cuja velocidade de atualização é bem menor.
    A questão pede que seja assinalada a alternativa que mostra corretamente a razão do rompimento entre Google e Huawei.
    A) INCORRETA – A produção de smartphones exige grande estudo e aparato tecnológico e não há evidências de que haja pequenos produtores destes aparelhos.
    B) INCORRETA - O protecionismo nacional incentivado por Donald Trump, desde 2017, tem diferentes fases. As primeiras deliberações do governo foram para países de origem muçulmana como uma tentativa de combate ao terrorismo jhadista. Outra atitude do presidente foi criar barreiras comerciais com a China que impactou diretamente a indústria de tecnologia de smartphones. Não há menção a questões com empresas europeias.
    C) INCORRETA - O sistema Android desenvolvido pela Google possui atualizações constantes. Os smartphones chineses somente terão acesso as atualizações que tiverem código aberto. Não há, até os dias atuais, o registro de desenvolvimento de sistema operacional feito exclusivamente por algum governo. 
    D) CORRETA - Os Estados Unidos acusou que haveria indícios de que o grupo Huawei estaria praticando espionagem cibernética a favor do governo de Pequim. Essa decisão, segundo reportagens, seria pelo fato de que o grupo teria alcançado patamares muito altos em pouco tempo. Sendo assim, a Huawei foi colocada na lista de empresas suspeitas com as quais nenhuma empresa norte americana pode negociar sem a autorização das autoridades.
    E) INCORRETA - Os Estados Unidos, em sua guerra comercial com a China, prejudica diretamente a indústria cibernética. De acordo com os critérios das atitudes protecionistas americanas, a Google não pode mais disponibilizar o sistema operacional Android para os smartphones da Huawei. As atualizações permitidas serão apenas as de versão de código aberto que é uma versão livre de direitos do Android. Não se trata de uma questão de livre mercado.
    RESPOSTA: D