SóProvas


ID
3418870
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em maio de 2018, 46,7% dos destinos mais procurados eram internacionais frente a 53,3% nacionais. Já no mesmo mês de 2019, houve aumento da procura para férias dentro do Brasil − 60% das buscas.

(Disponível em: https://noticias.r7.com. Adaptado)


O principal motivo para o aumento de viagens nacionais é a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Com cotação alta do dólar no último ano, os brasileiros passaram a buscar mais por destinos de viagem nacionais. É o que aponta um levantamento feito pelo site Kayak. Segundo a pesquisa, as cidades de João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e Brasília (DF) foram as que tiveram maior registro de procura.

  • Bem que poderia ser a A, o Brasil tem lugares maravilhosos que merecem ser mais conhecidos...

  • não tem como errar uma questão dessa hoje kkkkkkkk

  • As pesquisas por destinos internacionais caíram no ano de 2019 e foram substituídas por pesquisas de destinos nacionais, o que trouxe não só um maior fluxo de turismo no país como também incentivou a economia de várias regiões do Brasil, além dos locais já conhecidos como o Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, os brasileiros que viajaram para o exterior gastaram menos com as suas despesas, de acordo com as informações do Banco Central.

    O candidato, para responder esta questão, precisa ter conhecimento básico de valor da cotação dólar-real, algo disponível em jornais, e em sites com reportagens ou sites de bancos.

    Pergunta-se qual a razão para esta mudança de destinos de viagens turísticas

    A) INCORRETA – Os brasileiros estatisticamente viajam mais para exterior do que para o território nacional. As pesquisas por viagens nacionais aconteceram junto com o aumento da cotação do dólar.

    B) CORRETA - De maio de 2018 a maio de 2019, o dólar aumentou em 10%, encarecendo as viagens internacionais. Isto inviabilizou a viagem de uma parcela significativa de brasileiros.

    C) INCORRETA - A viagem para 26 países europeus que estão no Tratado de Schengen não precisa de visto, caso os visitantes tenham a proposta de permanecer menos de 90 dias. O viajante brasileiro, ao desembarcar, recebe um “visto" de livre circulação pelos países que fazem parte do tratado. É uma espécie de carimbo no passaporte. Para países fora do tratado é preciso consultar cada legislação.

    D) INCORRETA - As estatísticas apontam que habitualmente os brasileiros preferem viagens para o exterior. Entretanto, com o aumento da cotação do dólar os destinos brasileiros estão sendo mais procurados.

    E) INCORRETA - Em 2019 os brasileiros viajaram menos para o exterior e aqueles que viajaram gastaram menos com as suas despesas.

    RESPOSTA: B