SóProvas


ID
3418882
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira (27/05/2019), no Vaticano, o cacique Raoni Metuktire, líder da etnia indígena caiapó no Brasil. O indígena brasileiro iniciou em 13 de maio uma excursão de três semanas pela Europa, onde foi recebido por chefes de Estado, encontrou personalidades em Cannes e marchou com jovens.

(Disponível em: https://www.cartacapital.com.br. Adaptado)


A excursão europeia do cacique tem como um de seus objetivos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • Propor a construção de cercas de bambu para delimitar o Parque Indígena do Xingu.

  • GAB.: A

    "Raoni disse que busca 1 milhão de euros para financiar muros verdes feitos de bambu para delinear a reserva do Xingu em Mato Grosso. Segundo o líder indígena, a área tem sofrido com a intrusão permanente de traficantes de madeira e de animais, garimpeiros e caçadores."

    fonte: https://www.rdnews.com.br/cidades/conteudos/114130

  • Pior disciplina pra estudar...

    Quando você acha que sabe, você não sabe

  • A Amazônia é uma área habitada por 390 povos de identidade cultural e língua própria e cerca de 120 aldeias vivem em isolamento voluntário. É um território compartilhado por nove países. Abriga 20% da água doce não congelada do mundo além de uma biodiversidade complexa e importante para o planeta. 
     Raoni Metuktire, líder dos indígenas caiapós, da Amazônia e, três líderes indígenas do Xingu foram em uma excursão para a Europa com o objetivo de denunciar a devastação de seu território, que é constantemente ameaçado pelo desmatamento, pelo agronegócio e pela indústria madeireira. 
    A viagem de Raoni aconteceu em meio a tensões com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que tem se mostrado favorável à exploração de áreas protegidas. Entre as alternativas há aquela que indica um dos objetivos da viagem dos líderes nativos 
    A) CORRETA - Um dos objetivos de Raoni ao visitar a Europa era pedir o financiamento de 1 milhão de euros para a construção de muros vegetais feitos de bambu para cercar a reserva do Xingu. O foco é proteger o Parque Nacional Indígena do Xingu, reserva onde vivem diversos povos indígenas contra os traficantes de animais e de madeiras. 
    B) INCORRETA - O cacique Raoni fala sobre a preservação das terras indígenas nas reservas amazônicas e pela defesa do ecossistema. Não há em sua fala indicação de uma proposta de aumento de terras nativas e quilombolas 
    C) INCORRETA - A parceria do Brasil com a França é de cooperação nas áreas de mudança climática, desenvolvimento sustentável, tecnologia e biodiversidade. Esta parceria abrange todo o território amazônico e não apenas a região do Alto Xingu. O Alto Xingu é uma área cultural localizada na porção sul do Parque Indígena do Xingu. Esta área é formada por 11 povos diferentes e apesar de possuírem uma variedade linguística, possuem modo de vida e visão de mundos similares. 
    D) INCORRETA – Há Mapas com a localização dos povos nativos do Brasil, mas não há referência a um atlas específico sobre os caiapós. 
    E) INCORRETA - O Nationalmuseet da Dinamarca emprestou o exemplar de um manto indígena para a comemoração dos 500 anos do descobrimento pelos portugueses. Os tupinambás de Olivença, na Bahia, reconheceram o manto como pertencentes ao seu povo e começaram um processo de reivindicação do manto tupinambá. Este é apenas um dos exemplos de peças etnográficas brasileiras que se encontram na Europa, porém existem diversos. Entretanto, pedir a devolução de tais peças não foi o objetivo da viagem de Raoni e seus companheiros. 
    RESPOSTA: A