SóProvas


ID
3419002
Banca
UFPR
Órgão
Câmara de Curitiba - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É correto afirmar que ransonware:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    Ransomware é um tipo de software nocivo (conhecido também como malware) que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas (como em um sequestro) para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados. De acordo com um relatório da Cisco, dominou o mercado de ameaças digitais em 2017 e é o tipo de malware mais rentável da história. O primeiro relato documental deste tipo de ataque foi em 2005 nos Estados Unidos.

    Um exemplo deste tipo de malware é o Arhiveus-A, que compacta arquivos no computador da vítima em um pacote criptografado. Em seguida informa que os arquivos somente poderão ser recuperados com o uso de uma chave difícil de ser quebrada, geralmente de 30 dígitos, que a vítima receberá após efetuar sua compra em um site do atacante. Trata-se de um golpe ou de fato uma ação extorsiva pois esse tipo de hacker (crackers), mesmo após o pagamento do resgate, pode ou não fornecer a chave para descriptografar os arquivos.

    Diferentemente dos trojans, os ransomwares não permitem acesso externo ao computador infectado. A maioria é criada com propósitos comerciais. São geralmente, e com certa facilidade, detectados por antivírus, pois costumam gerar arquivos criptografados de grande tamanho, embora alguns possuam opções que escolhem inteligentemente quais pastas criptografar ou, então, permitem que o atacante escolha quais as pastas de interesse.

    Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Ransomware

  • é uma técnica maliciosa que consiste em uma varredura dos computadores de uma rede com o objetivo de coletar informações sobre os usuários: Varredura em redes/Scan.

    tem como exemplo os e-mails enviados com campos falsificados: Phishing

    é um programa que se propaga no computador de forma a incluir cópias de si mesmo em softwares e arquivos: Vírus

    monitora as atividades de um sistema e envia as informações para terceiros: Spyware

    é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados de um computador: Ransonware

  • A) Sniffer

    B) Phishing

    C) Worm

    D) Spyware

    E)Ransomware.

  • Ransomwares: são softwares maliciosos que, ao infectarem um computador, criptografam todo ou parte de arquivo do usuário deixando inacessíveis. Os responsáveis pelo software exigem da vítima, um pagamento pelo "resgate" dos dados. Que normalmente é feito por meio de bitcoins (moeda virtual anônima) ou cartões pre-pagos. Backup é a solução mais efetiva contra ransomware.

    GAB - E

  • Diferença importante para provas:

    O Ransoware criptografa parte do disco rígido e exige um pagamento..

    O Hijack sequestra o navegador direcionando o usuário a sites diferentes do desejado.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando , e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.

    fonte/ cartilha de segurança

  • Ransomware = Código malicioso que torna inacessíveis os dados de um equipamento, exigindo um resgate (random) em moedas digitais.

  • Simplificando: é o "sequestro" de informações.

  • Assertiva E

     ransonware: -= é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados de um computador.

  • RANSONWARE: é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema ou certos arquivos (torna inacessível) e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser restabelecido. [Gab. E]

    "Ranço de quem pede resgate". 

  • Ransom -> Resgate;

    Ransomware é um malware que sequestra seus dados e exige um resgate, em regra, pago.

  • GAB E

    Trata-se de um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de um resgate (Ransom, em inglês) para restabelecer o acesso ao usuário – trata-se de uma espécie de extorsão virtual.

    Estratégia.

  • Só destacando a diferença de dois tipos de Ransomware:

    a) tipo locker (impede o acessso ao seu computador);

    b) tipo crypto (impede o acesso aos dados).

    Pra quem vai fazer as provas policiais aplicadas pelo cebraspe, alguns detalhes extras nunca são demais.

  • Questão maliciosa, pois omite a informação que melhor caracteriza o ransonware, que é o resgate

  • Ele sequestra (criptografa).

  • Ransomware: Trata-se de um software nocivo que bloqueia o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido, geralmente em criptomoedas.

    Gabarito E

  • Cuidado pequeno Yugi, o Worm se propaga pela execução de cópias de si mesmo ou pela exploração de vulnerabilidades de rede. A letra C trata dos virus, que necessitam de um hospedeiro.

  • O ensinamento dos parceiros de estudo emplaca mais uma vez - Tenho ranço de quem pede resgate. Obrigado!

  • Ransomware: Trata-se de um software nocivo que bloqueia o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido, geralmente em criptomoedas.

  • GABARITO:E


    Ransomware é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o pagamento , arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.

  • RANSOMWARE --> bloca todo seu pc geralmente para pedir um resgate [Ransom – Resgate] [Ranço de Resgate]

    SNIFFER --> sniff é farejar. Dispositivo ou programa de computador utilizado para capturar e armazenar dados trafegando em uma rede de computador. Pode ser usado por um invasor para capturar informações sensíveis (como senhas de usuários), em casos onde estejam sendo utilizadas conexões inseguras, ou seja, sem criptografia – interceptação de tráfego.

    SPYWARE --> tipo específico de código malicioso. Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros --> Keylogger (no teclado), Screenlogger (no cursor na tela), Adware (propaganda) são espécies de spyware!

    PHISHING --> é a tentativa de pescar informações confidenciais do outro (dados, senhas, cartões) através de um disfarce, um engodo, v.g. falsos emails ou mensagens [geralmente vai tipificar um estelionato – inclusive há projeto de lei para incluir o "estelionato informático" nos incisos do art. 171 como figura equiparada] --> Pharming é um tipo especial de phishing, que envolve a redireção da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System). Você tenta acessar um site legítimo e o seu navegador web é redirecionado, de forma transparente, para uma página falsa.

    WORM --> é quase como um vírus, mas que vai criando cópia dele mesmo e se espalhando "em cada buraco" até saturar o sistema. Fica encontrando brechas e, diferentemente do vírus, não precisa de um arquivo para "se hospedar" (não precisa da interferência do usuário)

  • RansomWare crypto: impedimento de acesso aos DADOS DO EQUIPAMENTO.

    RansomWare locker: impedimento de acesso AO EQUIPAMENTO.

  • Para quem faz corrida e tem relógio da Garmin, recentemente um ransomware sequestrou os dados da empresa e pediu resgate.

  • Nos dias atuais, um ataque chamado “ransomware” tem feito muitas vítimas. Esse ataque consiste no sequestro de informações que são recuperadas apenas mediante pagamento de um resgate. Métodos criptográficos são utilizados nesse processo, no qual o cracker envia a chave para a recuperação das informações após o pagamento do valor estipulado. Uma forma de evitar esse tipo de transtorno é: fazer backups dos dados diariamente, bem como testes semanais de restauração dos dados.

  • Gabarito letra E.

    Nos dias atuais, um ataque chamado “ransomware” tem feito muitas vítimas. Esse ataque consiste no sequestro de informações que são recuperadas apenas mediante pagamento de um resgate. Métodos criptográficos são utilizados nesse processo, no qual o cracker envia a chave para a recuperação das informações após o pagamento do valor estipulado. Uma forma de evitar esse tipo de transtorno é: fazer backups dos dados diariamente, bem como testes semanais de restauração dos dados.

  • RANSOMWARE: é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

  • Ransom em inglês significa RESGATE ...

    fica a dica.

  • Gabarito letra E.

    Ransomware é um programa malicioso que indisponibiliza as informações do usuário, geralmente pelo uso da criptografia, e cobra um resgate.

    A ideia do Ransomware é criptografar os dados do usuário para cobrar um resgate, normalmente esse resgate é feito em Bitcoins.

    Podemos descrever dois tipos de Ransomware: Locker que indisponibiliza o acesso ao computador. Cripto que indisponibiliza o acesso aos dados do computador.

  • O termo Ransomware ficou famoso recentemente pelos diversos ataques às instituições do Governo Brasileiro.

    Basicamente, é um tipo de software nocivo que se espalha na rede criptografando os dados da vítima para depois pedir um resgate;

  • Acertei, porém achei o gab muito mal formulado.

  • Ransomware: Programa que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.

    (Não adianta usar a força bruta para quebrar esse acesso, o mais correto é se previnir com BACKUP’S)

    GABA: E

  • A questão aborda conhecimentos acerca da função do malware “Ransonware”.

    A)     Incorreta – O “Ransonware” tem como objetivo tornar os dados da vítima inacessíveis, para que o criminoso virtual possa exigir o pagamento do resgate dos dados.

    B)     Incorreta – O envio de e-mails com campos falsificados está relacionado à técnica de phishing, onde o criminoso virtual tenta enganar a vítima se passando por outra pessoa ou empresa.

    C)     Incorreta – O conceito trazido na alternativa se refere aos “Worms”, uma vez que os “Worms” se autoenviam e se autorreplicam sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário, prejudicando o desempenho da máquina.

    D)     Incorreta – O conceito trazido na alternativa se refere ao malware “Spyware”, uma vez que o “Spyware” é o responsável por espiar o usuário, através das teclas pressionadas e pelo monitoramento da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.

    A)     Correta – O malware “Ransonware” é um código malicioso que torna inacessíveis os arquivos e dados do computador através da criptografia. Os dados são liberados após o pagamento do resgate dos arquivos.

    Gabarito – Alternativa E. 

  • GAB: E

    Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

    Existem dois tipos de ransomware:

    • Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.
    • Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.

  • GAB E 

    RANSOMWARE: é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)