SóProvas


ID
3420559
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

As condições de uma cidade têm dimensões relativas. Elas podem ser mais ou menos valorizadas em razão do maior ou menor dinamismo e da função econômica da cidade por exemplo. Um dos parâmetros para o estudo das cidades brasileiras é a demanda por espaços, a qual, vai corretamente ao encontro de:


I. ampliar a incorporação de novos espaços, assim como o adensamento dos já ocupados.

II. expandir sua periferia no sentido horizontal, ao mesmo tempo em que pode ocorrer a verticalização das áreas centrais.

III. acrescer os setores primários e secundários da economia, típicos da atualidade urbana brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Para responder à questão é preciso conhecer os conceitos relatados: urbanização e crescimento das cidades, deslocamento de fronteiras físicas e relativas aos seus fatores que atraem ou repulsam o fluxo nessas cidades.
    Industrialização, segurança, saúde, educação, carga de impostos sobre pessoas e empresas são fatores atrativos para o crescimento urbano.
    Por outro lado, alta especulação imobiliária, desoneração fiscal às indústrias e empresas locais, em detrimento de uma alta carga tributária sobre o contribuinte, além de problemas na segurança, saúde e educação, por exemplo, são fatores repulsivos para a cidade.

    I – CORRETA – Quanto mais relevante a função econômica de uma cidade, mais ela vai apresentar dinamismo e também requerer uma maior capacidade inovativa. Por isso, quanto mais produtiva economicamente uma região, mais espaços ela necessita para englobar todos os elementos necessários para a sua cadeia de produção.

    II- CORRETA – As áreas centrais são áreas mais valorizadas economicamente e, os espaços comerciais e residenciais tendem a custar mais. Por isso faz-se a verticalização dos espaços centrais. A horizontalização das cidades também é fruto de uma ocupação urbana desordenada por conta do adensamento populacional. Cidadãos com menor poder aquisitivo se agrupam ao redor das áreas centrais e áreas sem infraestrutura.

    III- INCORRETA – O crescimento das cidades esteve ligado ao desenvolvimento das indústrias, ou seja, ligado ao setor secundário. Todavia, com a constante complexidade que a região urbana adquiriu com o desenvolvimento do capitalismo, a cidade se tornou sobretudo palco das atividades terciárias. As indústrias vão deixando as cidades, devido ao alto custo e outros problemas locacionais. Acabam, então, fortalecendo as atividades de comércio e serviços com as áreas centrais. Estas sendo áreas de gestão e controle das indústrias, com os seus escritórios comandando as decisões à média e longa distância. Sendo assim, a desconcentração industrial tornou a cidade cada vez mais dominada pelo setor terciário.

    A) INCORRETA - A alternativa I não é falsa.
    B) CORRETA – As alternativas I e II são verdadeiras.
    C) INCORRETA – A alternativa II é verdadeira e a alternativa III não é.
    D) INCORRETA – As alternativas I e II são verdadeiras e a alternativa III não é.

    RESPOSTA: B