É sabida a história de artistas que só tiveram a sua arte reconhecida após a morte e tiveram uma vida de privações e, muitas vezes, de solidão. Outros conheceram um sucesso efêmero e terminaram a vida em dificuldades. Outros ainda não conseguiram sobreviver, psicologicamente falando, ao ostracismo e às restrições da idade. Afinal, descer do palco, não ter reconhecimento pelo seu trabalho e “ deixar os holofotes" nunca é fácil. Este não é um caso somente de artistas brasileiros.
Está em pauta João Gilberto, compositor brasileiro internacionalmente conhecido, há pouco falecido, em julho de 2019.
A pergunta versa sobre a carreira do compositor
A) INCORRETA. Embora tenha se apresentado mais de uma vez com grandes orquestras, João Gilberto não era considerado um compositor erudito tampouco participava da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
B) CORRETA. João Gilberto foi um dos nomes mais importantes de um estilo de música brasileira que conquistou aplausos além de nossas fronteiras: a bossa nova.
C) INCORRETA. João Gilberto deixou três filhos. Um deles é a cantora Bebel Gilberto. E, pelo que foi divulgado pela mídia, não estava em confortável situação financeira.
D) INCORRETA. João Gilberto não só não estava esquecido como sua morte foi notada e sua vida celebrada e homenageada. O governo da Bahia, onde nasceu, declarou, à época, três dias de luto oficial.
E) INCORRETA. O compositor lidava com problemas de saúde há tempos. Não havia nenhuma turnê organizada.
RESPOSTA: ALTERNATIVA B