O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.
O entrudo, por sua vez, era uma brincadeira luso-brasileira realizado nos três dias que antecedem a entrada da Quaresma, na qual os foliões arremessavam baldes de água, limões de cheiro, ovos, tangerinas, pastelões, luvas cheias de areia, golpeavam-se com vassouras e colheres de pau e se sujavam com farinha, gesso, etc. No Reino de Portugal existiu até 1817, enquanto no Império do Brasil foi reprimido desde 1854, quando deu lugar ao moderno Carnaval.
A data flexível do carnaval se relaciona com a Páscoa católica. Em geral, a data pode variar entre os dias 22 de março e 25 de abril, o que também interfere em outros feriados ligados à religião cristã. O carnaval é celebrado 47 dias antes da Páscoa.
As informações acerca do tema estão disponíveis em formato digital. Uma das alternativas indica a forma correta de se calcular a data do carnaval:
A) CORRETA- A data do Carnaval relaciona-se com a Páscoa que, por sua vez, é definida como o primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de primavera, no hemisfério norte, e outono, no hemisfério sul.
B) INCORRETA- A data do Carnaval é estabelecida 47 dias antes da Páscoa e não 40.
C) INCORRETA- A data da Páscoa, que define a do carnaval é, a do domingo de lua cheia após o equinócio da primavera ( outono no hemisfério sul)
D) INCORRETA- A parte incorreta da afirmativa é aquela de determina que o carnaval dever ser marcado 30 dias antes da Páscoa. Na verdade são 47 dias. E, o carnaval oficial é de 3 dias e não 5.
Gabarito do Professor: Letra A.