-
Gab. A
O efeito chaminé trata da movimentação do ar – ou qualquer fluido – em virtude das diferenças de temperatura e consequentemente da pressão.
É um fenômeno já muito conhecido: em um ambiente fechado, o ar quente tende a subir (^), por ser menos denso. O ar frio, mais denso, desce (v). E quanto maior o pé direito, maior a velocidade de exaustão do ar na parte superior.
-
Nesse caso, existem dois sistemas passivos de ventilação que baseiam-se em diferenças de pressão: a ventilação por ação dos ventos/cruzada e ventilação por efeito chaminé.
A ventilação por ação dos ventos explora os efeitos de pressão negativa/positiva que o vento exerce sobre a edificação, ou seja, posiciona-se as aberturas em zonas de pressão oposta para proporcionar a ventilação natural.
Já a ventilação por efeito chaminé é proporcionada pelas aberturas em diferentes níveis e explora as diferenças de densidade. Ou seja, o ar mais frio (MAIS DENSO), exerce pressão positiva, e tende a sair pelas aberturas baixas, já o ar quente (MENOS DENSO) exerce pressão negativa e tende a subir.
-
E o motivo o arquiteto já conhece
É que o ar quente sobe e o ar frio desce...
https://www.instagram.com/p/CCmM2wTp2KV/?utm_source=ig_web_copy_link (post ilustrativo - paródia do efeito chaminé)
Gabarito: A
@arquitetamanuprado