SóProvas


ID
3422557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Determinada sociedade anônima contratou um seguro contra incêndio, com vigência de três anos, e pagou integralmente o prêmio do seguro à companhia seguradora no ato da contratação.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte.


A empresa segurada estará sujeita ao reconhecimento futuro de despesas, as quais serão apropriadas pro rata temporis, de acordo com o regime de competência.

Alternativas
Comentários
  • O pagamento antecipado do prêmio de seguro com vigência de 3 anos será reconhecido de acordo com o seguinte lançamento contábil:

    D:Seguros a Vencer (AC– 12 meses)

    D:Seguros a Vencer (AÑC/RLP – 24 meses)

    C:Caixa (AC)

    Conforme o regime de competência, nos próximos 36 meses, a entidade realizará mensalmente os lançamentos contábeis de apropriação de despesa de seguro no resultado.

    Certo

  • Complementando o comentário do Alan, na apropriação da despesa no decorrer do exercício:

    D - Despesa de seguros (Resultado)

    C - Seguros a Vencer (AC– 12 meses)

  • A empresa segurada estará sujeita ao reconhecimento futuro de despesas? A seguradora fez a venda de seguro deveria reconhecer receita.
  • Segurada = Quem adquire o seguro amiga Nayane Nunes.

  • Como ele pagou antecipadamente um seguro de três anos, gerou um DIREITO. Por isso o reconhecimento futuro da despesa. Isso se deve a título de registro.

    Apropriação da despesa no decorrer do exercício:

    D - Despesa de seguros (Resultado)

    C - Seguros a Vencer (AC– 12 meses)

  • Como ele pagou antecipadamente um seguro de três anos, gerou um DIREITO. Por isso o reconhecimento futuro da despesa. Isso se deve a título de registro.

    Apropriação da despesa no decorrer do exercício:

    D - Despesa de seguros (Resultado)

    C - Seguros a Vencer (AC– 12 meses)

  • Achei esquisito o termo: "A empresa segurada estará sujeita ao reconhecimento futuro de despesas".

  • No momento do contrato de seguro de incêndio da empresa, realiza-se o seguinte lançamento:

    D – Seguros a vencer

    C – Caixa

    Digamos que o valor total do seguro pago é de 36.000, como o seguro é de 36 meses, então a cada mês a empresa deve lançar uma despesa de 1.000, isso está em consonância com o regime de competência e é exatamente o pro rata temporis.

    O lançamento ocorre da seguinte maneira:

    D – Despesa com seguros 1.000

    C – Seguros a vencer 1.000

    GABARITO: CERTO

    FONTE: PROJETOS MISSÃO

  • Aquisição a vista de um seguro contra incêndio com vigência de três anos.

    C - Caixa/Bancos

    D - Seguros a apropriar (Ativo circulante)

    D - Seguros a apropriar (Ativo não circulante)

    Apropriação se dará mês a mês, como manda o regime de competência e em sentido pro rata temporis.

    C - Seguros a apropriar (Ativo circulante/não circulante)

    D - Despesas com seguros (conta de resultado)

    Gabarito correto.

  • CPC 00

    Reconhecimento de despesa

    OB17.O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que ditos efeitos são produzidos, ainda que os recebimentos e pagamentos em caixa derivados ocorram em períodos distintos. Isso é importante em função de a informação sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação, e sobre as mudanças nesses recursos econômicos e reivindicações ao longo de um período, fornecer melhor base de avaliação da performance passada e futura da entidade do que a informação puramente baseada em recebimentos e pagamentos em caixa ao longo desse mesmo período.

    4.50. As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado com base na associação direta entre elas e os correspondentes itens de receita. Esse processo, usualmente chamado de confrontação entre despesas e receitas (regime de competência), envolve o reconhecimento simultâneo ou combinado das receitas e despesas que resultem diretamente ou conjuntamente das mesmas transações ou outros eventos. Por exemplo, os vários componentes de despesas que integram o custo das mercadorias vendidas devem ser reconhecidos no mesmo momento em que a receita derivada da venda das mercadorias é reconhecida. Contudo, a aplicação do conceito de confrontação, de acordo com esta Estrutura Conceitual, não autoriza o reconhecimento de itens no balanço patrimonial que não satisfaçam à definição de ativos ou passivos.

    CPC 26

    27.A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência.

  • Muitas vezes para responder as questões devemos estar atentos ao português. Alguns confundiram "Empresa segurada" com "empresa seguradora". A empresa segurada é a adquirente do seguro.

    Cuidado, pois as bancas colocam esses termos para nos confundir.

  • 'Pro rata temporis = proporcionalmente ao tempo.

    Segundo o regime de competência a entidade irá realizar os laçamentos mensalmente.

    GABA: CERTO

  • O regime de competência é um dos principais princípios que norteiam os lançamentos contábeis.

    Se houve um contrato de seguro, houve a aquisição de um direito. Esse direito é válido por um período de tempo.

    O reconhecimento futuro de despesas se dá devido a vigência do seguro, que no caso hipotético da questão, é de 3 anos, ou 36 meses. A cada mês, há o reconhecimento da parcela referente a cobertura daquele mês, como despesa, para que, pro rata temporis, ocorra a baixa no direito, até que seja totalmente baixado

    Gabarito do professor: CERTO.
  • Aqui está se referindo ao regime de competência.

    Imagine o seguinte, a empresa está contratando um seguro com cobertura de 3 anos e está fazendo o pagamento integral no ato do contrato.

    Faz sentido jogar todo esse valor em despesas no mesmo exercício? Sendo que daqui 3 anos a empresa ainda estará utilizando dos benefícios proporcionados por esse contrato?

    Por esse motivo, a empresa SEGURADA (contratou o seguro), vai fazer a apropriação das despesas no futuro, pro rata temporis (proporcional ao tempo).

    C - Despesas antecipadas

    D - Despesas com prêmio de seguros

    Abraço

  • O regime de competência é um dos principais princípios que norteiam os lançamentos contábeis.

    Se houve um contrato de seguro, houve a aquisição de um direito. Esse direito é válido por um período de tempo.

    O reconhecimento futuro de despesas se dá devido a vigência do seguro, que no caso hipotético da questão, é de 3 anos, ou 36 meses. A cada mês, há o reconhecimento da parcela referente a cobertura daquele mês, como despesa, para que, pro rata temporis, ocorra a baixa no direito, até que seja totalmente baixado

    Gabarito do professor: CERTO.

  • 01/08

    D - Despesa antecipada (direito - ativo circulante e não circulante)

    C - Caixa

    31/08

    D - Despesa com seguro

    C - Despesa antecipada

  • Reconhecimento e contabilização

    Contratação :

    D - Seguro a Vencer/ a Transcorrer ( ativo )

    C - Disponibilidade (ativo)

    Mensalmente deve ser apropriado assim: ( TODO MÊS TEM QUE FAZER ESSE LANÇAMENTO, ENQUANTO FOR O PRAZO DA APÓLICE MESMO QUE JA TENHA SIDO QUITADA ANTECIPADAMENTE)

    D - Seguro ( despesa )

    C- Seguro a vencer/a Transcorrer (ativo)

  • Gravem isso, quando a questão falar de pagamentos antecipados, isso gerará um direito para a empresa, e será feito pelo regime de COMPETÊNCIA. E assim, registrado mês a mês.

  • pro rata temporis = proporcional ao tempo

    ou seja, a empresa vai reconhecendo a despesa conforme o tempo vai passando...e sempre pelo Regime de Competencia.

    Gabarito: Correto! " A empresa segurada estará sujeita ao reconhecimento futuro de despesas, as quais serão apropriadas pro rata temporis, de acordo com o regime de competência."

  • O que significa pro rata temporis?

  • RATA TEMPORIS : Proporcional ao tempo - REGIME DE COMPETÊNCIA.

  • Pessoal, quem puder colocar o significado das siglas no comentário, por favor coloca... Quem está na luta para aprender essa matéria abençoada, perde muito tempo tentando entender o que esse bando de sigla significa!

  • Existem dois momentos para esta contabilização ("Despesas antecipadas):

    M1] Pagamento (regime de caixa)

    D – Despesas Antecipadas [A]

    C – Caixa [A]

    M2] Apropriação (mensal >> conta de resultado)

    D – Despesa

    C – Despesa Antecipada

    Pessoal, é importante perceber que por mais que todo dinheiro já tenha sido pago lá no momento 1, o momento 2 precisa ser registrado mês a mês. É como se de todo aquele dinheiro em caixa, você tivesse que ir descontando parcelinha por parcelinha; por isso que é por regime de competência.

    Isso pode vir pra gente em questões com o nome de aluguel, seguros, periódicos e jornais...

    Vejam essa questão da PF de 2014:

    No momento da apropriação mensal de um seguro contratado para 12 meses, o crédito deverá ser feito na conta bancos ou na conta caixa.

    Errado. 

    _si vis pacem para bellum

  • pro rata temporis = rateio, parcelamento...

  • Seguro posso dividir em 12 meses então vou abatendo mês após mês
  • TRADUZINDO: A empresa pagou o seguro (despesa antecipada), ela reconhecerá futuramente isso como despesa, conforme for passando os meses ( rata temporis = proporcional ao tempo) de acordo com o regime de competência.

    GABARITO: CERTO

    MINHA CONTRIBUIÇÃO:

    ATENÇÃO: DESPESAS E RECEITAS ANTECIPADAS SÃO CONTAS PATRIMONIAIS, ELAS SE TORNAM CONTAS DE RESULTADOS SOMENTE APÓS O PAGAMENTO E COM O FATO GERADOR CONSUMADO!

  • Ou seja, quando você contrata um seguro ou algo assim, você adquiri direito sobre aquilo, mas isso só é valido por um certo tempo estabelecido pelo regime de competência, logo então o rata temporis dá baixa nos meses que foram usufruídos para que seja reconhecido uma despesa a cada mês e ao final desse período.

  • A despensa antecipada irá me gerar um direito, logo um ATIVO, natureza devedora...

    Fato 1

    D – Despesas Antecipadas [A]

    C – Caixa [A]

    Fato 2.

    D – Despesa

    C – Despesa Antecipada

  • essa é para não zerar

  • professor: Daniel Dantas QC!

    O regime de competência é um dos principais princípios que norteiam os lançamentos contábeis.

    Se houve um contrato de seguro, houve a aquisição de um direito. Esse direito é válido por um período de tempo.

    O reconhecimento futuro de despesas se dá devido a vigência do seguro, que no caso hipotético da questão, é de 3 anos, ou 36 meses. A cada mês, há o reconhecimento da parcela referente a cobertura daquele mês, como despesa, para que, pro rata temporis, ocorra a baixa no direito, até que seja totalmente baixado

    Gabarito do professor: CERTO.

  • APENAS UM ADENDO: PRO RATA TEMPORIS SIGNIFICA "PROPORCIONAL AO TEMPO"

  • CERTO

    • A despesa será apropriada com o passar do tempo (regime de competência -> quando o fato gerador ocorrer)

    PAGAMENTO ANTECIPADO DE SEGURO

    D - SEGURO A APROPRIAR (direito/ativo)

    C - CAIXA (ativo)

    SEGURO APROPRIADO

    D - DESPESA COM SEGURO (despesa) 

    C - SEGURO A APROPRIAR (extingue o direito)

  • Cespe: - Você tem o que precisa para esmagar minha rata, candidato?

  • Lançamento do seguro

    D Seguros a vencer xxxx

    C Caixa

    Reconhecimento da despesa mês a mês

    D Despesa c/ seguros xxxxx

    C Seguros a vencer

  • Segurada é a empresa que contratou o seguro.

    No caso, ela reconhece isso conforme o regime de competência.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
  • "Pro Rata Temporis" = Proporcional ao tempo.

    Se o seguro será contratado para decorrer do tempo, ou seja, a prestação do serviço é ao longo do período a despesa tem que ser reconhecida aos poucos.

  • SEGUROS ANTECIPADOS/A VENCER: o fato gerador ocorrerá mês a mês.

    Ao final de determinado período, precisamos saber quanto teremos:

    -> Em despesa

    -> No ativo circulante

    -> No passivo circulante

    Exemplo: Pagamento em 01.01.x1 de seguros antecipados no valor total de $24, referente ao período de 01.01.x1 a 31.12.x2 (2 anos):

    $24/24 meses = $1 por mês

    Em 31.12.x2 teremos:

    -> Em despesa: $12

    -> No ativo circulante: $12 (12 meses seguintes)

    -> No ativo não circulante: 0

  • ALTERNATIVA CORRETA. A questão trata a respeito do pagamento antecipado de despesas e seu reconhecimento no resultado do exercício, tendo por base o Princípio da Competência.

     

    Trata-se de operação em que o período de apropriação dos seguros contratados será de três anos. Para facilitar a visualização, vamos realizar o respectivo lançamento:

     

    Lançamento pela contratação e pagamento antecipado dos seguros

    •  D - Seguros Antecipados (ativo) 
    • C - Caixa/Bancos (ativo)

     

    Como podemos visualizar pelo lançamento contábil acima, temos um fato contábil permutativo que envolve somente contas patrimoniais. Ainda, sendo uma operação de longo prazo, parte do valor pago adiantado será reconhecido como direito no curto prazo e parte, no longo prazo.

    FONTE TEC

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C