-
CPC 00 (R2)
Representação fidedigna
2.12 Relatórios financeiros representam fenômenos econômicos em palavras e números. Para serem úteis, informações financeiras não devem apenas representar fenômenos relevantes, mas também representar de forma fidedigna a essência dos fenômenos que pretendem representar. Em muitas circunstâncias, a essência de fenômeno econômico e sua forma legal são as mesmas. Se não forem as mesmas, fornecer informações apenas sobre a forma legal não representaria fidedignamente o fenômeno econômico (ver itens de 4.59 a 4.62).
ERRADO
-
Gab. ERRADO
Representação fidedigna = completa, neutra e livre de erro.
-
Representação fidedigna: Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para a representação ser perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.
-
Em destaque, o erro do enunciado:
Uma das características qualitativas fundamentais da informação financeira é a representação fidedigna, que preconiza que as informações financeiras sejam representações fiéis da forma legal dos fenômenos que elas se propõem a representar.
Lembrar da prevalência/primazia da essência sobre a forma.
Para que a informação contábil possa representar adequadamente a transação que ela se propõe a representar, faz-se necessário que a informação seja contabilizada de acordo com a substância e realidade econômica (ou seja, sua essência), e não meramente sua forma.
Encontrei um exemplo bom, além do contrato de leasing.
1°) Uma entidade pode vender um ativo imobilizado a um terceiro de tal maneira que a documentação indique a transferência legal da propriedade a esse terceiro;
2°) Entretanto, poderão existir acordos que assegurem que a entidade continuará a usufruir os futuros benefícios econômicos gerados pelo ativo e o recomprará depois de determinado tempo por um montante que se aproxima do valor original de venda, acrescido de juros de mercado durante esse período. ]
3°) Em tais circunstâncias, reportar a venda não representaria adequadamente a transação formalizada.
-
O antigo princípio da essência sobre a forma, apesar de revogado, ainda salva algumas questões.
-
CPC 00
4.6.Ao avaliar se um item se enquadra na definição de ativo, passivo ou patrimônio líquido, deve-se atentar para a sua essência subjacente e realidade econômica e não apenas para sua forma legal. Assim, por exemplo, no caso do arrendamento mercantil financeiro, a essência subjacente e a realidade econômica são a de que o arrendatário adquire os benefícios econômicos do uso do ativo arrendado pela maior parte da sua vida útil, em contraprestação de aceitar a obrigação de pagar por esse direito valor próximo do valor justo do ativo e o respectivo encargo financeiro. Dessa forma, o arrendamento mercantil financeiro dá origem a itens que satisfazem à definição de ativo e de passivo e, portanto, devem ser reconhecidos como tais no balanço patrimonial do arrendatário
-
NOVO CPC 00 (R2)
2.11(...) Para serem úteis, informações financeiras não devem apenas representar fenômenos relevantes, mas também representar de forma fidedigna a essência dos fenômenos que pretendem representar. Em muitas circunstâncias, a essência de fenômeno econômico e sua forma legal são as mesmas. Se não forem as mesmas, fornecer informações apenas sobre a forma legal não representaria fidedignamente o fenômeno econômico
Decorar os principais pronunciamentos é requisito mínimo para fazer provas da CESPE, porquanto ela ADORA!
-
Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos: Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.
GABARITO: ERRADO.
-
Questão sobre as características qualitativas fundamentais da informação financeira. Com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade Geral (NBC TG), vejamos:
QC5. As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.
...
Representação fidedigna
QC12. Os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e
números. Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um
fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que
se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada
precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a
perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na
extensão que seja possível.
Assim, vemos que a expressão "forma legal dos fenômenos" tem a inclusão do termo "legal", que invalida a assertiva.
Gabarito do professor: ERRADO.
-
É neste sentido que o Pronunciamento Contábil CPC 00 trata o tema, em relação ao conceito de representação fidedigna, conforme segue:
2.12 Relatórios financeiros representam fenômenos econômicos em palavras e números. Para serem úteis, informações financeiras não devem apenas representar fenômenos relevantes, mas também representar de forma fidedigna a essência dos fenômenos que pretendem representar. Em muitas circunstâncias, a essência de fenômeno econômico e sua forma legal são as mesmas. Se não forem as mesmas, fornecer informações apenas sobre a forma legal não representaria fidedignamente o fenômeno econômico (ver itens de 4.59 a 4.62)
-
Minha contribuição.
Contabilidade
Representação fidedigna: Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa (incluir toda informação necessária), neutra (sem viés na seleção ou na apresentação) e livre de erro (não pode haver erros ou omissões materiais).
Obs.: Prevalece a essência sobre a forma.
Fonte: Estratégia / Cláudio Zorzo
Abraço!!!
-
Com uma redação impecável dessas a gente fica sem coragem de marcar como errada. Boa questão.
-
Essência sobre a forma galera! possível fazer analogia até com a nossa vida!!! ñ esqueça
a gente escolhe as pessoas em nossa volta ,geralmente, pelo que elas são por dentro e não por sua "forma'' externa
espero que essa analogia tenha clareado sua mente sobre isso! bons estudos
-
cespe e mutio pilandra
-
Fiel a norma legal não significa ser fidedigna. Completa, neutra e isenta de erro, sim!
-
representação fidedigna e representação fiel não são sinônimos em contabilidade.
-
GABARITO ERRADO
Representação fidedigna: Informação completa, neutra (não manipulada) e sem erros que representa fielmente a essência dos fenômenos econômicos e a confiabilidade.
Assim, vemos que a expressão "forma legal dos fenômenos" tem a inclusão do termo "legal", que invalida a assertiva. Ou seja, a informação ser fiel a norma legal, não significa ser fidedigna.
FONTE: Prof. Daniel Dantas, QC e Meus resumos.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço".
-
Errado. Esse conceito é o de Verificabilidade.
A representação fidedigna tem que ter 3 atributos: completa, neutra e livre de erros.
Falou em representação fidedigna e atribuiu o conceito a "representar fielmente", pode marcar errado com força!
-
Errado
Essência sobre a forma e não a forma legal.
Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais. (Redação dada pela Resolução CFC no. 1.282/10)
-
Lembrar da prevalência/primazia da essência sobre a forma.
-
Questao ERRADA!!
Na N.B.C TSP Não TEM DIVISÃO ENTRA CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS E DE MELHORIA !!!
O QUE EXISTE É: Caracteristicas QUALITATIVAS apenas.
Essa divisao existe no CPC - 00!!!
-
ERRO: ...representação fidedigna, que preconiza que as informações financeiras sejam representações fiéis da forma legal
(ou seja, representou apenas a forma legal, o que é errado)
Representação fidedigna
2.12 Relatórios financeiros representam fenômenos econômicos em palavras e números. Para serem úteis, informações financeiras não devem apenas representar fenômenos relevantes, mas também representar de forma fidedigna a essência dos fenômenos que pretendem representar. Em muitas circunstâncias, a essência de fenômeno econômico e sua forma legal são as mesmas. Se não forem as mesmas, fornecer informações apenas sobre a forma legal não representaria fidedignamente o fenômeno econômico.
-
Representação Fidedigna
- Completa: Toda a informação necessária. Omitir informações pode gerar falsidade ou engano na informação;
- Neutra: Ausência de viés. Não deve ter intenção de se atingir um resultado particular predeterminado
- Livre de Erros: Não há erros ou omissões no fenômeno retratado.
Essência > Forma
Gabarito: ERRADO
-
Representação fidedigna
Exige que a informação seja apresentada da forma mais apropriada possível, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar.
Completa: “deve incluir toda a informação necessária para que o usuário compreenda o fenômeno sendo retratado, incluindo todas as descrições e explicações necessárias”.
Neutra: ausência de “viés na seleção ou na apresentação da informação contábil-financeira”.
Livre de erros: “não pode haver erros ou omissões materiais no fenômeno retratado”.
ATENÇÃO: Para estar livres de erros, a informação deve representar adequadamente aquilo a que se pretende.
GABARITO: ERRADO
-
Esse conceito é o da Verificabilidade. Fidedignidade é completa, neutra e livre de erros. Gab: Errado!
-
A essência prevalece sobre a forma.
-
Gab. Errado
As informações financeiras devem ser registradas em conformidade com as características materiais da operação contábil, independente da forma legal do instrumento.
-
Muitos comentários colocando a definição integral da Representação Fidedigna, mas não apontam o erro da questão.
O erro da questão se encontra no seguinte trecho: " que as informações financeiras sejam representações fiéis da forma legal". Isso porque para além da fidedignidade, que é de fato uma característica fundamental da informação contábil, a contabilidade prioriza a essência em detrimento da formalidade. Em outras palavras, não faz sentido falar de representações fiéis na forma legal, pois o que vale é a essência.
-
Não devem ser representações fiéis da forma legal, mas sim da primazia da essência sobre a forma.
Gab. errado
-
MUITOS COMENTÁRIOS ERRADOS AQUI E QUE SÓ SERVEM PARA CONFUNDIR AINDA MAIS OS COLEGAS GUERREIROS QUE ESTÃO LUTANDO PRA ASSIMILAR ESSA DENSA MATÉRIA.
TENHAM RESPONSABILIDADE ANTES DE POSTAR ALGUMA COISA, VISTO QUE PODEM PREJUDICAR OS PREZADOS AMIGOS DE LUTA.
INFELIZMENTE ATÉ AQUI TEMOS OS "MENDIGOS DE CURTIDAS" P Q P!
O erro reside no fato de que a ESSÊNCIA DEVE SEMPRE PREVALECER SOBRE A FORMA (legal).
-
Uma das características qualitativas fundamentais da informação financeira é a representação fidedigna, que preconiza que as informações financeiras sejam representações fiéis da essência dos fenômenos que elas se propõem a representar.
-
Realmente uma das características qualitativas fundamentais é a representação fidedigna. No entanto, a Estrutura Conceitual Básica diz que ao avaliar se um item se enquadra na definição de ativo, passivo ou patrimônio líquido, deve-se atentar para a sua essência subjacente e realidade econômica e não apenas para sua forma legal.
Com isso, incorreta a assertiva.
Gabarito: E
prof Igor CintrA
https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/sefaz-al-gabarito-extraoficial-contabilidade-geral/#:~:text=(CESPE%20%E2%80%93%20ICMS%2FAL%20%E2%80%93%202020)%20A%20conta%20ajustes,legal%20ou%20regulamenta%C3%A7%C3%A3o%20espec%C3%ADfica%2C%20enquanto
-
Representação fidedigna
3.10 Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material. A informação que representa fielmente um fenômeno econômico ou outro fenômeno retrata a substância da transação, a qual pode não corresponder, necessariamente, à sua forma jurídica.
-
ERRADO
Uma das características qualitativas fundamentais da informação financeira é a representação fidedigna, que preconiza que as informações financeiras seja completa, neutra e livre de erro material.
VERIFICABILIDADE - é uma característica qualitativa de melhoria que representa fielmente fenômenos econômicos ou de outra natureza que elas se propõem a representar.
-
Minha contribuição.
Para serem úteis, informações financeiras não devem apenas representar fenômenos relevantes, mas também representar de forma fidedigna a essência dos fenômenos que pretendem representar. Em muitas circunstâncias, a essência de fenômeno econômico e sua forma legal são as mesmas. Se não forem as mesmas, fornecer informações apenas sobre a forma legal não representaria fidedignamente o fenômeno econômico. Trata-se da Primazia da Essência sobre a Forma, postulado básico aplicável no reconhecimento, mensuração e evidenciação das informações contábeis.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Minha contribuição.
Características Qualitativas
a) Fundamentais
Relevância: Informação financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Devem possuir valor preditivo ou valor confirmatório, ou ambos.
Representação Fidedigna: Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro (isenta de erros).
b) De Melhoria
Comparabilidade: Permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
Capacidade de Verificação: Significa que diferentes observadores bem informados e independentes podem chegar ao consenso, embora não a acordo necessariamente completo, de que a representação específica é representação fidedigna.
Tempestividade: Significa disponibilizar informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar suas decisões. Quanto mais antiga a informação, menos útil ela é.
Compreensibilidade: Classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso as torna compreensíveis.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Uma das características qualitativas fundamentais da informação financeira é a representação fidedigna, que preconiza que as informações financeiras sejam representações fiéis da forma legal dos fenômenos que elas se propõem a representar.
"A ESSÊNCIA PREVALECE SOBRE A FORMA LEGAL!"
Representação fidedigna -> completa, neutra e livre de erros