SóProvas


ID
3422743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Tendo em vista o que preconizam as normas de auditoria, julgue o item a seguir.


Situação hipotética: Um auditor realizou a análise de pedidos de fornecimento de matéria-prima, constatando se eles haviam sido assinados pelo gerente de compras, como estabelecido na política de determinada empresa.

Assertiva: Nesse caso, esse procedimento revela que o auditor realizou um teste substantivo.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade isso são teste de controle:

    Testes de Controle (antes chamado de teste de observância): É o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações. Faz a verificação dos controles internos. É analisado se os procedimentos são executados corretamente (existência, efetividade e continuidade). 

  • Testes de Observância/Controle: Eles visam testar os controles internos da entidade. De acordo com Cunha, Beuren e Hein (2006) eles “têm como objetivo a verificação e avaliação dos controles internos, se estes estão de acordo com os processos requeridos pela administração e se são suficientemente seguros e confiáveis para a devida salvaguarda do patrimônio”;

    Testes Substantivos: focam em verificar se os saldos contábeis estão corretos, se o reconhecimento e a mensuração dos elementos patrimoniais atende as normas contábeis vigentes. “[...] os testes substantivos são destinados a fornecer evidências quanto aos saldos e valores apontados nas demonstrações contábeis, a fim de identificar ou não a ocorrência de erros na contabilização das transações ocorridas” (CUNHA, BEUREN, HEIN, 2006, p.55)

  • Inspeção: exame de registros e documentos, internos ou externos, em documento ou digital.

    Testes de Controle incluem

    (a) Observação

    (b) Inspeção

    (c) Investigação e Confirmação

    Gab. Errado.

  • De acordo com a NBC TI 01 –Da Auditoria Interna, do Conselho Federal de Contabilidade, os testes substantivos “visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade." Ou seja, focam nas demonstrações contábeis.
    Sendo assim, é possível determinar que a assertiva está errada. 
    O que de fato a situação hipotética apresenta são os testes de observância, que segundo a norma “visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade." (grifo nosso). 
    A norma ainda destaca que os testes de observância possuem três principais procedimentos:
    “a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis; 
    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e 
    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade." 
    Gabarito: ERRADO.
  • Teste substantivo=demonstrações contábeis.

    Teste observância=observar (olhar os procedimentos), inspecionar (verificar documentos) ou investigar (obter informações através de pessoas).

  • Observem que o Auditor está realizando testes para tirar conclusões sobre o controle interno. Isso é importante porque muitas questões, de forma direta ou indireta, solicitam que se identifique o procedimento aplicado a um caso concreto. Então, se fizer referência ao controle interno, será teste de controle. Os testes de controle visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento. Ou seja, são os procedimentos de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles internos da entidade na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

    Gabarito: ERRADO.

  • Neste caso ele fez um teste de controle, pois verificou a adequação às normas/políticas da empresa.

  • Testes de observância -“visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade."

  • Na verdade, a situação narrada é um excelente exemplo de teste de observância.

  • FALSOO, teste de controle, pois diz respeito a políticas que fazem parte do controle interno

  • FALSOO, teste de controle, pois diz respeito a políticas que fazem parte do controle interno

  • RESPOSTA E

      Quais procedimentos devem ser considerados na aplicação dos testes de observância? Inspeção, observação, investigação e confirmação.

    #questãorespondendoquestões #sefaz-al

  • A política da empresa que prevê um gerente de compras assinando determinado pedido de matéria-prima é, sem dúvida, um controle interno da entidade. Controles internos são políticas, rotinas, métodos e procedimentos estabelecidos pela administração da entidade para que se tenha uma segurança razoável de que os objetivos da entidade serão atingidos.

    Portanto, ao observar se um controle interno estabelecido estão, efetivamente, em funcionamento, o auditor está aplicando um teste de observância (ou de controle), e não um teste (ou procedimento) substantivo.

    Gabarito: “ERRADO”.

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna, Tonyvan de Carvalho Oliveira