SóProvas


ID
3422746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Tendo em vista o que preconizam as normas de auditoria, julgue o item a seguir.


A fim de estabelecer o escopo da auditoria durante sua fase de planejamento, o auditor pode utilizar procedimentos de revisão analítica, que fazem parte dos testes substantivos.

Alternativas
Comentários
  • Os procedimentos de auditoria contábil são os exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor obter provas (evidências) suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.

    Testes de observância: visam verificar se os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento. · Testes substantivos: visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados e envolvem: a) testes de transações e saldos e b) procedimentos de revisão analítica.

    fonte:

    AUDITORIA CONTÁBIL

    Inaldo da Paixão Santos Araújo

  • NBC TA 300, A2: Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo

    contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual. Entretanto, o planejamento inclui a consideração da época de  certas atividades e procedimentos de auditoria que devem ser concluídos antes da realização de

    procedimentos adicionais de auditoria. Por exemplo, o planejamento inclui a necessidade de considerar, antes da identificação e avaliação pelo auditor dos riscos de distorções relevantes, aspectos como:

    (a) os procedimentos analíticos (fazem parte dos testes substantivos) a serem aplicados como procedimentos de avaliação de risco;

    (b) obtenção de entendimento global da estrutura jurídica e o ambiente regulatório aplicável à entidade e como a entidade cumpre com os requerimentos dessa estrutura;

    (c) a determinação da materialidade: Conforme item A12 da NBC TA 320 a determinação de materialidade para execução de testes não é um cálculo mecânico simples e envolve o exercício de julgamento profissional. É afetado pelo entendimento que o auditor possui sobre a entidade, atualizado durante a execução dos procedimentos de avaliação de risco, e pela natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores e, dessa maneira, pelas expectativas do auditor em relação a distorções no período corrente.

    (d) o envolvimento de especialistas;

    (e) a aplicação de outros procedimentos de avaliação de risco.

  • De acordo com a NBC TA 300 (R1) – PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, do Conselho Federal de Contabilidade, o planejamento “inclui a necessidade de considerar, antes da identificação e avaliação pelo auditor dos riscos de distorções relevantes, aspectos como os procedimentos analíticos a serem aplicados como procedimentos de avaliação de risco."(grifo nosso) 
    Complementando esta ideia, de acordo com a NBC TI 01 – DA AUDITORIA INTERNA, do Conselho Federal de Contabilidade, durante a fase de planejamento devem ser considerados os seguintes aspectos:
    “a) o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade; 
    b) o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade".
    Os testes substantivos auxiliam no conhecimento das atividades dos sistemas contábil, visto que, segundo esta norma, “visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade." 
    Assim sendo, analisando o que prescreve os dois normativos citados é possível identificar que a afirmação da questão está correta, pois os procedimentos de revisão analítica fazem parte dos testes substantivos e tais procedimentos podem ser realizados durante a fase de planejamento. 
    Gabarito: CERTO.
  • De acordo com a NBC TA 300 (R1) – PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, do Conselho Federal de Contabilidade, o planejamento “inclui a necessidade de considerar, antes da identificação e avaliação pelo auditor dos riscos de distorções relevantes, aspectos como os procedimentos analíticos a serem aplicados como procedimentos de avaliação de risco."(grifo nosso) 

    Complementando esta ideia, de acordo com a NBC TI 01 – DA AUDITORIA INTERNA, do Conselho Federal de Contabilidade, durante a fase de planejamento devem ser considerados os seguintes aspectos:

    “a) o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade; 

    b) o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade".

    Os testes substantivos auxiliam no conhecimento das atividades dos sistemas contábil, visto que, segundo esta norma, “visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade." 

    Assim sendo, analisando o que prescreve os dois normativos citados é possível identificar que a afirmação da questão está correta, pois os procedimentos de revisão analítica fazem parte dos testes substantivos e tais procedimentos podem ser realizados durante a fase de planejamento. 

  • Tendo em vista o que preconizam as normas de auditoria:

    A fim de estabelecer o escopo da auditoria durante sua fase de planejamento, o auditor pode utilizar procedimentos de revisão analítica, que fazem parte dos testes substantivos.

    [VERDADEIRO]

    ◙ PLANEJAMENTO DE AUDITORIA;

    ◙ ESCOPO;

    ◙ PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA;

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    I) Testes Substantivos --> Visam à obtenção de evidência quanto à Suficiência; Exatidão e Validade:

    (CESPE/TCM-BA/2018) Os testes de auditoria que visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade são denominados substantivos.(CERTO)

    II) Dividem-se em --> Testes de Transações e Saldos & Procedimentos de Revisão Analítica.

    (CESPE/Prefeitura de Boa Vista – RR/2004) Os testes substantivos dividem-se em testes de transações e saldos, e procedimentos de revisão analítica.(CERTO)

    (CESPE/ANEEL/2010) Os testes de auditoria podem ser de observância ou substantivos. Esses últimos visam obter evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos; e procedimentos de revisão analítica.(CERTO)

    III) Assim, os procedimentos de Revisão Analítica fazem parte dos Testes Substantivos;

    (CESPE/CGE-PI/2015) Os procedimentos de revisão analítica são realizados durante a aplicação dos testes substantivos.(CERTO)

    (CESPE/TRE-PA/2007) Uma das subdivisões dos testes substantivos é a revisão analítica, que consiste na verificação de valores significativos, visando identificar a situação do órgão auditado. (CERTO)

    (CESPE/SEFAZ-AL/2020) A fim de estabelecer o escopo da auditoria durante sua fase de planejamento, o auditor pode utilizar procedimentos de revisão analítica, que fazem parte dos testes substantivos.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    "Se você não mudar o que faz hoje, todos os amanhãs serão iguais a ontem."

  • Inicialmente, podemos entender que – em regra – os procedimentos de auditoria são aplicados, efetivamente, na fase de execução (e não no planejamento). Não obstante, durante o planejamento, podem ser aplicados testes para delimitação de escopo (profundidade, nível de detalhamento) da auditoria.

    A parte inicial do item, portanto, está correta.

    Em relação à segunda parte, que diz que a revisão analítica (nome utilizado pelas normas já revogadas para procedimento analítico) faz parte dos procedimentos substantivos, temos que fazer uma análise mais profunda.

    Os procedimentos específicos listados na NBC TA 500, dentre os quais se incluem os procedimentos analíticos (ou revisão analítica), podem ser utilizados tanto como procedimentos de avaliação de riscos, quanto como teste de controle ou procedimento substantivo, dependendo do contexto em que sejam aplicados pelo auditor.

    Sob essa ótica, seria mais correto dizer que os procedimentos analíticos (revisão analítica) podem fazer parte dos testes substantivos.

    Ocorre que as normas de auditoria também incluem como espécie do gênero procedimentos substantivos os chamados procedimentos analíticos substantivos (antes da atualização das normas de auditoria, dizia-se que a revisão analítica era espécie do gênero testes substantivos). Dessa maneira, estaria correto dizer que os procedimentos analíticos substantivos (ou a revisão analítica – nos termos da norma revogada), fazem parte dos procedimentos (ou testes) substantivos.

    O item, portanto, está CORRETO.