-
Gab. Certo
NBC TA 330 - Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados
Avaliação da efetividade operacional dos controles
16. Ao avaliar a efetividade operacional dos controles relevantes, o auditor deve avaliar se as distorções que foram detectadas pelos procedimentos substantivos indicam que os controles não estão operando efetivamente. A ausência de detecção de distorções por procedimentos substantivos, entretanto, não fornece evidência de auditoria de que os controles relacionados com a afirmação que está sendo testada são efetivos.
-
Um pouco estranho relacionar procedimentos substantivos à efetividade dos controles... acredito que isso explique a quantidade de erros da questão.
-
Gabarito: Certo
Procedimento substantivo: planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações (NBC TA 330).
Procedimentos substantivo:
· Teste de detalhes: de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações;
· Procedimentos analíticos
-
Questão retirada da norma. As questões de auditoria estão se inovando, temos que passar a ler a norma, não apenas ver aquele básico que aprendemos nos cursinhos.
-
Para solucionar a questão o candidato deve ter
conhecimento da NBC TA 330 (R1) – Resposta
do Auditor aos Riscos Avaliados, do Conselho Federal de Contabilidade.
De acordo com a norma "ao avaliar a efetividade operacional dos controles
relevantes, o auditor deve avaliar se as distorções que foram detectadas pelos
procedimentos substantivos indicam que os controles não estão operando
efetivamente."
Gabarito do professor: CERTO.
-
acho que quem escreveu a norma se enganou, provavelmente ele quis dizer "procedimentos de observância"
-
(CERTO)
NBC TA 330
Ao avaliar a efetividade operacional dos controles relevantes, o auditor deve avaliar se as distorções que foram detectadas pelos procedimentos substantivos indicam que os controles não estão operando efetivamente.
Testes/procedimentos de observância ➜ controle INTERNO
-
Correto. Letra da norma.
Observe que se trata de momentos distintos.
Ao avaliar a efetividade operacional dos controles relevantes (aqui é realizado teste de observância), verifica-se se aquelas distorções (detectadas pelos procedimentos substantivos) indicam que os controles não estão operando efetivamente.
Ou seja, o auditor realizou testes substantivos e detectou distorções. Depois realizou testes de observância para identificar possíveis causas.
-
Daniel,
compreendo o seu posicionamento acerca das normas, mas estamos falando de dezenas de documentos com mais de 50 páginas cada, alguns com mais de 100, fora os detalhes doutrinários. Ou seja, para uma prova de auditor estaríamos falando de mais de 1.000 páginas somente em Auditoria, de conteúdo puramente técnico para responder 10-20 questões.
O problema não está na norma, o problema são as bancas que retiram partes muito específicas das normas, de maneira descontextualizada, e creem razoável que o candidato que estuda 20-25 conteúdos tenham que saber ao pé da letra exatamente o que está no conteúdo técnico. Claro que há itens que sabemos sim de cor, porém não são todos, principalmente itens como o da questão em tela.
Isso ocorre muito com a CESPE e os CPCs.... às vezes pegam itens enterrados na norma que ninguém lê. Outro ponto é que, muitas vezes, você não precisa saber a norma de cor, muitas vezes simplesmente entendemos o conceito como um quadro geral, e não palavra por palavra... isso é raciocínio e inteligência, e não decorar artigo por artigo, item por item.
-
Primeiro foram feitos procedimentos substantivos e, a partir deles, foram encontradas distorções. Diante disso o auditor DEVE, ao avaliar a efetividade dos controles, avaliar se aquelas distorções que foram detectadas lá nos procedimentos substantivos indicam que os controles estão operando de forma efetiva.
minha interpretação da NBC TA 330 (R1)
GAB: C