SóProvas


ID
3422803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Determinada empresa registrou a perda total de um bem tangível do seu imobilizado, no entanto não foi efetuada a correta interrupção da depreciação do referido bem, o que ocasionou uma superavaliação na conta de despesa identificada em auditoria anual. O parecer de auditoria será emitido com ressalva expondo o risco de superavaliação da conta analítica.

Considerando essa situação hipotética e sabendo que o registro dos bens necessários à manutenção das atividades da entidade acontecerá no ativo imobilizado, devendo ser depreciado com o registro em conta redutora no ativo não circulante, com sua contrapartida no grupo de resultado em custos ou despesas, conforme a designação do bem e do perfil de atividade econômica da entidade, julgue o item que se segue.



O auditor deve determinar se são relevantes as distorções não corrigidas, identificadas e apontadas individualmente.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 450 - Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria

    Avaliação do efeito de distorções não corrigidas

    O auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes, individualmente ou em conjunto. Ao fazer essa determinação, o auditor deve considerar:

    (a) a magnitude e a natureza das distorções, tanto em relação a classes específicas de transações, saldos contábeis ou divulgação quanto às demonstrações contábeis como um todo, e as circunstâncias específicas de sua ocorrência.

    (b) o efeito de distorções não corrigidas relacionadas a períodos anteriores sobre as classes relevantes de transações, saldos contábeis ou divulgação, e sobre as demonstrações contábeis como um todo.

  • O ITEM 12 da NBC TA 450 citada por Ronny diz:

    12. O auditor deve comunicar as distorções não corrigidas aos responsáveis pela governança e o efeito que elas, individualmente ou em conjunto, podem ter sobre a opinião no seu relatório de auditoria, a menos que seja proibido por lei ou regulamento.).

    Ou seja, o erro seria a restrição de ser apenas individualmente, o que normalmente o CESPE não considera errado. Mas.....

  • Saulo, de forma geral concordo com você sobre aquela premissa do Cespe de que o incompleto não é errado. Entretanto, da forma como a questão foi escrita, dá a entender que a única forma de determinar a distorção é a individual.

  • Como informou o colega Saulo, acima, a Cespe, desta vez, considerou a restrição errada, mas não faz isso com frequência. Fica difícil adivinhar o entendimento da banca, quando ela mesma não sabe como interpretar as questões que elabora.

  • E também ela não disse "apenas" individualmente, o que, indubitavelmente, tornaria a questão errada.

  • É.. enquanto não temos uma norma disciplinando os critérios de avaliação em provas de concursos, é preciso tentar adivinhar o que está na cabeça do examinador.

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 450 (R1) – Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade.

    De acordo com a norma “o auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes, individualmente ou em conjunto."

    A afirmação do enunciado está errada, pois destaca apenas a relevância das distorções individualmente e não em conjunto.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Questão certa, mas com gabarito "ERRADO"

       

    O auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes, tanto individualmente ou quanto conjuntamente. Se optar em comunicar as distorções uma a uma, poderá ser feito, ou caso as distorções sejam semelhantes o auditor poderá comunicar todas em um só conjunto. Então o gabarito deveria estar correto, pois ele pode determinar a correção das distorções individualmente ou conjuntamente. A questão não restringe, por isso esta correto o item.

      

    CESPE e suas presepadas!!!!!

  • CESPE e suas bipolaridades. Ora o incompleto é certo, ora é errado. O texto não falou em apenas ou algum termo restritivo... paciência

  • Em regra na " jurisprudência " Cespe incompleta não é errada.... o que não ocorreu com essa questão.... Foco!
  • O auditor deve determinar se são relevantes as distorções não corrigidas, identificadas e apontadas individualmente. [FALSO]

    Questão polêmica!!!

    ◙ Pelo NBC TA 450(R1), o auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes, individualmente ou em conjunto;

    ○ O auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes, individualmente ou em conjunto;

    ○ Ao fazer essa determinação, o auditor deve fazer algumas considerações:

    a) a magnetude e a natureza das distorções, tanto em relação a classes específicas de transações, saldos contábeis ou divulgação quanto às demonstrações contábeis como um todo, e as cirscunstâncias específicas de sua ocorrência;

    ○ Itens: A16 a A22; e A24 a A25;

    b) Efeitos de distorções não corrigidas relacionadas a períodos anteriores sobre as classes relevantes de transações, saldos contábeis ou divulgação, e sobre as demonstrações contábeis como um todo;

    ○ Item: A23;

    ◙ O Prof. Tonyvam aponta que a norma é mais ampla do que o item em análise ao estatuir que CABE ao auditor determinar se são relevantes as distorções não corrigidas, identificadas e apontadas tanto individualmente como em conjunto;

    ○ O Prof. apresentou, inclusive, recurso nesse sentido: "Em que pese o fato da NBC TA 450(R1) estatuir que 'o auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes, individualmente ou em conjunto', pede-se reconsideração do gabarito preliminar apresentado pelo motivo de que a omissão da expressão "em conjunto" não torna a questão necessariamente errada; no máximo, o item estaria incompleto, o que - no histórico desta banca - não é considerada como erro;

    ○ A banca não acatou os recursos;

    Fonte: Tonyvan de Carvalho / TEC

  • Cespe precisa se decidir. Fica difícil manter uma coerência naa respostas, quando a banca é a incoerência em pessoa!
  • Típica questão do CESPE para deixar em branco, a não ser que você adivinhe o que o examinador estava pensando: se uma assertiva incompleta é certa ou errada.

  • Esquizofrenias da banca mais esquizofrênica do Brasil.

    Q.E.D.

  • O "cespe" são os professores de cada disciplina, logo, para saber se ele acha que questão INCOMPLETA é errada FAÇA a ANALISE por DISCIPLINA... Pode ser que o "cespe" que faz as questões de direito constitucional pense diferente do "cespe" que elabora as questões de auditoria...

  • Cespe: Vou meter uma questão aqui com gabarito certo ou errado. Depois eu decido a alternativa.

  • NBC TA 450

    11. O auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes, individualmente

    ou em conjunto. o auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes: tanto individualmente quanto em conjunto

    isso inclui o que foi dito na questão...

    se ele identificar que são relevantes as distorções identificadas e apontadas individualmente ele não precisa considerar conjuntamente.

    pq o item da norma fala que as DR não corrigidas podem ser relevantes se considerar em conjunto ou individualmente.

    contudo como foi escrito não era para ter considerado errado pois não invalida o item da norma

    "O auditor deve determinar se são relevantes as distorções não corrigidas, identificadas e apontadas individualmente."

  • Quem se preparou adequadamente e conhece o CESPE vai marcar certo. Logo, se vc errou, não se preocupe pois o candidato que vai disputar vaga com vc tbm errou.

  • Questão com o padrão de qualidade Cespe.

  • Tipo de questão que não agrega nenhum valor !