Desastres ambientais não são mais, infelizmente novidade. Grandes ou pequenos, acontecem ao redor do globo, praticamente todos os dias: matança de animas, derrames de petróleo ou de material tóxico, acidentes em usinas nucleares, chuva ácida e rompimento de barragens são alguns deles. Sobre alguns, por suas dimensões, temos notícias. Sobre outros, lamentavelmente, nada sabemos.
Nos últimos anos o Brasil foi sacudido por dois grandes desastres, todos dois em Minas Gerais, cujas consequências, para fauna, flora, solo e subsolo, rios e seres humanos ainda não foram totalmente avaliados. São informações largamente divulgadas não só pela mídia como também por publicações científicas da área de meio ambiente.
O trecho transcrito mostra o exemplo de quem passou pelo desastre. Sobreviveu mas não sabe mais como viver...
A questão pede para destacar o local e a empresa envolvidos no desastre apontado no trecho transcrito.
A) INCORRETA. A empresa apontada está correta – a Vale do Rio Doce – mas o desastre não aconteceu no Pará.
B) INCORRETA. Esta alternativa aponta de forma errada tanto o local quanto a empresa. O desastre não aconteceu no Espírito Santo e a empresa envolvida não é a Metso S/A. A empresa correta já foi apontada na alternativa A
C) CORRETA. O desastre ocorreu em Brumadinho, onde se encontra a Mina do Feijão citada no texto e, a empresa é a Vale do Rio Doce, que tem grande atuação no estado.
D) INCORRETA. Novamente, local e empresa apontados de forma incorreta. Não houve desastre em Petrópolis que, aliás, não é área de mineração e, a empresa em questão não é a Sapa.
E) INCORRETA. Esta alternativa pode, em uma leitura apressada, gerar confusão porque aponta, corretamente, a área do desastre ambiental – Brumadinho. O final da alternativa, no entanto, apresenta uma incorreção ao destacar a empresa Hydro como a responsável.
RESPOSTA; ALTERNATIVA C