SóProvas


ID
3423589
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No mês de maio deste ano, a editora Nova Fronteira lançou a biografia de um dos mais importantes empresários da comunicação do Brasil. O autor, Leonêncio Nossa, faz uma releitura das ações deste jornalista ao longo da vida, informando que ele testemunhou 18 golpes ou tentativas fracassadas de tomada do poder. Aderiu a sete, foi contrário a nove, e, em dois deles, se manteve neutro.

(Isto é. https://bitlybr.com/4F6m8. Acesso em 01.07.2019. Adaptado)


No livro O Poder Está no Ar, o biografado é

Alternativas
Comentários
  • A questão apresenta entre as alternativas vários nomes de personalidades brasileiras vinculadas , direta ou indiretamente, à área das Comunicações: Imprensa escrita , falada e televisionada ( após 1951). Algumas destas personalidades são bem conhecidas e outras nem tanto, apesar de sua contribuição para o setor.
    É preciso conhecimento específico para responder corretamente a questão. Além da bibliografia fornecida, há publicações acerca da história dos Meios de Comunicação no Brasil e, material disponível em meios digitais. 
    É uma questão de memorização. Entre as alternativas, uma indica o biografado na obra “O poder está no ar":

    A) INCORRETA - O livro que foi escrito com a biografia de Chateaubriand chama-se “Chatô- o rei do Brasil" .

    B) INCORRETA - Victor Civita não foi biografado e sim seu filho Roberto Civita. E o nome da obra é “ Roberto Civita: o dono da banca".

    C) CORRETA - Roberto Marinho, herdeiro de Irineu Marinho, foi presidente do Grupo Globo e, é o biografado na obra citada. 

    D) INCORRETA - João Jorge Saad, jornalista e empresário, é fundador do Grupo Bandeirantes. Por ter nascido em 1951, não pode ser testemunha de todos os fatos históricos descritos no trecho transcrito. E não foi ainda biografado.

    E) INCORRETA - Victor Costa, foi um roteirista, radialista e empresário brasileiro falecido em 1944 e, por isso, não pode ter sido testemunha de todos os fatos históricos descritos no trecho transcrito. E não foi ainda biografado.


    GABARITO DA PROFESSORA: C.
  • A questão apresenta entra as alternativas vários nomes de personalidades brasileiras vinculadas , direta ou indiretamente , `a área das Comunicações : Imprensa escrita , falada e televisionada ( após 1951) . Algumas destas personalidades são bem conhecidas e outras nem tanto, apesar de sua contribuição para o setor . É preciso conhecimento específico para responder corretamente a questão. Além da bibliografia fornecida, há publicações acerca da história dos Meios de Comunicação no Brasil e, material disponível em meios digitais. 
    É uma questão de memorização. Entre as alternativas, uma indica o biografado na obra “ O poder está no ar" 
    A) INCORRETA- O livro que foi escrito com a biografia de Chateaubriand chama-se “ Chatô- o rei do Brasil" 
    B) INCORRETA- Victor Civita não foi biografado e sim seu filho Roberto Civita. E o nome da obra é “ Roberto Civita : o dono da banca" 
    C) CORRETA- Roberto Marinho, herdeiro de Irineu Marinho, foi presidente do Grupo Globo e , é o biografado na obra citada. 
    D) INCORRETA- João Jorge Saad, jornalista e empresário, é fundador do Grupo Bandeirantes. Por ter nascido em 1951, não pode ser testemunha de todos os fatos históricos descritos no trecho transcrito. E não foi ainda biografado 
    E) INCORRETA- Victor Costa, foi um roteirista, radialista e empresário brasileiro falecido em 1944 e, por isso, não pode ter sido testemunha de todos os fatos históricos descritos no trecho transcrito. E não foi ainda biografado 
    RESPOSTA: C