SóProvas


ID
3424030
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Fundada em 1985 por Richard Stallman, considerado o pai do Software Livre, a Free Software Fundation (FSF) é uma organização que leva adiante os princípios de Stallman, que sempre foi contra softwares proprietários.


Também é de autoria dele o projeto GNU que, junto do Kernel desenvolvido por Torvalds, formaria mais tarde o sistema operacional:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B, para os não assinantes.

  • Gabarito: Letra B

    Linux é um Sistema Operacional, assim como o Windows e o Mac OS, que possibilita a execução de programas em um computador e outros dispositivos. Linux pode ser livremente modificado e distribuído.

    Apesar desta interpretação ser simplista é perfeitamente correta e aceitável. Mas, em uma definição mais profunda e técnica, Linux é o nome dado apenas ao núcleo do sistema operacional, chamado de Kernel.

    Kernel é um conjunto de instruções que controla como será usado o processador, a memória, o disco e dispositivos periféricos. É o software presente em todo sistema operacional que dita como o computador deve funcionar. O Kernel Linux foi criado pelo Linus Torvalds, com a primeira versão oficial lançada em 1991.

    O Kernel por si só não tem utilidade prática. É preciso uma série de programas adicionais para seu uso efetivo, como interpretadores de comandos, compiladores para que seja possível o desenvolvimento de novos programas, editores de textos e assim por diante.

    Desde 1984, um projeto chamado de GNU criado por Richard Stallman tinha como meta o desenvolvimento de um sistema operacional livre baseado no Unix. O projeto então criou uma licença de software chamada de GPL. Ela permitia a modificação livre do código de um programa, desde que distribuído posteriormente desta mesma forma e mantida os créditos dos desenvolvedores. Ao longo de cinco anos o projeto já tinha criado a maior parte dos programas essenciais para um sistema operacional mas faltava um Kernel livre.

    Em 1992, Linus Torvalds adere a licença GPL o que torna o Kernel Linux um software livre. A junção das ferramentas do projetos GNU mas o Kernel Linux deu origem ao sistema operacional GNU/Linux.

    Então Linux é o nome do Kernel e GNU/Linux do sistema operacional (Kernel + programas essenciais). Mas pela simplicidade, Linux é o termo largamente aceito para definição do sistema operacional do pinguim e assim o chamaremos daqui em diante.   

    Fonte: www.4linux.com.br/o-que-e-linux

  • Gabarito: B (MAS TÁ ERRADOOOO!)

    A pergunta é massa, mas tem uma pegadinha chata que pegou até quem fez o gabarito. Como é o gabarito preliminar ainda, acho que vão mudar. Indo direto ao ponto: o Linux NÃO É um sistema operacional. O Linux é apenas UMA PARTE de um sistema operacional. Explicando melhor...

    Um sistema operacional é formado por 3 partes. E aqui estamos simplificando mesmo, mas deixando bem no jeito que as bancas cobram quando o concurso não é da área técnica de informática. Enfim, um sistema operacional é formado por 3 partes.

    Kernel

    É o miolo do sistema operacional. É a parte que "fala" com o hardware. O Kernel fala com o hardware. É ele, por exemplo, quem sabe que você digitou a letra A do teclado; é ele quem "vai no HD" e lê o arquivo na hora que você dá um duplo clique no mouse (aliás, ele quem soube que vc deu esse duplo clique) sobre o ícone do arquivo.doc. Enfim, tudo o que envolve hardware, é trabalho do Kernel.

    Ambiente

    Bom, resolvida a parte do hardware, um sistema operacional precisa agora se preocupar com o usuário. Tem banca que gosta de chamar o usuário de peopleware, ok? Se ligue. Mas enfim, se o Kernel já cuidou do hardware, agora o ambiente cuida do usuário. As janelas, a área de trabalho, os menus... vou dar um exemplo que todos devem lembrar: Windows 8. Se vc usou o Windows 8 provavelmente não gostou. Mas não gostou do que? Do Kernel? De como ele cuidava do hardware? Imagino que não. O que vc não deve ter gostado foi do Ambiente. Da forma como a coisa funcionava. O Menu Iniciar sumiu, pô! Ó que viagem!!! Culpa do Kernel? A gente já sabe que não. Culpa do ambiente mesmo. O sistema operacional Windows 8 tem uma interface muito ruim! Pouca gente gostou e a Microsoft tratou logo de dar um fim. Nem o Windows 9 quis lançar. Pulou logo pro 10!!! hihihihi...

    Programas acessórios

    Ok, já temos kernel e ambiente resolvidos. Agora um sistema operacional precisa dar ao usuário alguma coisa pra ele fazer. Tudo bem, você pode instalar os programas que quiser, um jogo bacana, um editor de imagens pocadão, etc. Mas o sistema operacional precisa, de saída logo, lhe dar alguma coisa pra vc trabalhar. Um gerenciador de arquivos, por exemplo. Uma calculadora. Um navegador de internet... enfim, programas acessórios. As bancas, especialmente a CESP e VUNESP, amam perguntas sobre esses programas aí.

    Enfim, Linux é um Kernel. Só o kernel. Pra montar um sistema operacional usando o Linux, é preciso juntar um ambiente e uns programas acessórios. Portanto, alguém tem de pegar o kernel Linux, juntar com um ambiente qualquer (gnome, KDE, LXDE...), pôr uns acessórios e, aí sim!, criar um sistema operacional BASEADO em Linux. Exemplos? Fedora e... UBUNTU (letra A). Se não tivesse citado o Ubuntu, até dava pra ser a letra B, vejam o que diz a resposta do Rogério, mas já que a banca citou... não tem jeito. É letra A! O gabarito deve mudar.

    https://www.youtube.com/channel/UC2ti_kez_O7pp-vCEuNUKRA

  • Jayme Oliveira, não acredito que a banca vá mudar o gabarito, acho que o enunciado foi bem simplista e quis uma resposta bem objetiva, a qual não se encontra em outras alternativas além da B.

  • Um ótimo comentário Jayme, parabéns!

  • Jayme Oliveira

    Embora você esteja correto, o Linux é um Kernel e não um sistema operacional e o correto seria a resposta GNU Linux,

    a banca não irá anular a questão visto que de forma genérica todos os sistemas operacionais que utilizam o kernel Linux são chamados de Linux.É comum em provas de concursos as bancas se referirem ao Linux como sendo um sistema operacional. O que temos que fazer é ficar atento na resposta.

    A questão bem elaborada, tem um texto que leva ao candidato a uma leitura rápida e pensa que a está se referindo ao projeto do Richard Stallman, sendo assim o candidato marcaria GNU. No entanto ela se refere ao projeto GNU, juntamente com o Kernel Linux. Resposta correta GNU Linux, ou somente Linux (generalizando os S.O que utilizam o kernel linux)

  • Braulio Agra MONTE UM SITE DE VENDAS PARA VOCÊ , PARE DE ENCHER O SACO DOS ALUNOS COM VENDAS . DEVEMOS NOS AJUDAR !!!

  • GNU é um projeto.

    O linux é o kernel (cérebro' do PC) Linux é o software todo especial que se comunica com o hardware do seu computador .

    Projeto GNU foi concebido em 1983 como uma maneira de trazer de volta o espírito cooperativo que prevalecia na comunidade de computação nos seus primórdios — para tornar a cooperação possível novamente ao remover os obstáculos à cooperação impostos pelos donos de software privativo.

    GNU LINUX é o nome completo. *ideia + kernel

  • Linux surgiu a partir do do Unix