SóProvas


ID
3426274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à gestão de pessoas.


Entre as metodologias de capacitação, a chamada on the job é a mais adequada para desenvolver as capacidades de um servidor público que necessite aprimorar seus conhecimentos em direito administrativo, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • ☑ GABARITO: ERRADO

    O treinamento on the job pode ser definido como um treinamento que acontece no próprio ambiente de trabalho. O objetivo de realizar esse tipo de ação é observar como os colaboradores se portam diante dos desafios cotidianos da empresa, bem como alinhá-los com o método de trabalho da organização.

  • GABARITO: ERRADO

    O treinamento on-the-job é aquele em que um colaborador aprende competências no próprio posto de trabalho. Esse modelo é geralmente conhecido por ser aplicado aos trainees que, ao serem contratados, passam um determinado período em diversas áreas da empresa, a fim de entender as particularidades do setor. Assim, essa prática o prepara para tomar decisões acertadas e dá a ele uma visão integral da negócio.

    FONTE: https://www.telefonicaeducaciondigital.com/tendencias-list/-/asset_publisher/LTIINEKg9l8P/content/o-que-e-treinamento-on-the-job-entenda-mais-sobre-o-assunto

  • On the Job é o treinamento ou capacitação no próprio local de trabalho. Entretanto, direito administrativo não é exemplo pelo fato de que você pode aprender essa matéria em qualquer lugar.

  • 1.    Treinamento no serviço (on the job training): é a mais utilizada pelas organizações por não demandar equipamento ou ambiente específico para o treinamento. Nesta técnica de treinamento, o funcionário aprende trabalhando na prática.

  • On the job, essa expressão é inglesa e significa : no trabalho.

  • Podemos classificar as metodologias de capacitação (técnicas de treinamento e desenvolvimento) de diferentes formas a depender do critério utilizado.

    Uma das formas de classificação adota como critério de distinção o local de realização. De acordo com essa classificação, podemos ter capacitações no trabalho (on the job) e capacitações fora do local de trabalho (técnicas de classe).

    As capacitações no trabalho têm um viés mais prático e enfatizam, normalmente, o desenvolvimento de habilidades e comportamentos. Os treinandos são estimulados a colocar a mão na massa por meio da realização de projetos reais, participação em comissões ou mesmo execução da atividade com supervisão de um especialista (técnica de condução).

    As capacitações fora do trabalho, por outro lado, têm um viés mais conteudista no sentido de fomentar a transmissão de informações e conhecimento.

    Considerando que o objetivo do treinamento, segundo o enunciado, é aprimorar o conhecimento em direito administrativo, conclui-se que a metodologia mais apropriada é a fora do trabalho.

    Gabarito: Errado

  • Gabarito Errado.

    O erro da questão é associar esse tipo de ação de qualificação ao ensinamento de disciplinas formais, como direito administrativo e constitucional, por exemplo. O treinamento on the job é fornecido aos funcionários, pela própria organização, dentro do ambiente de trabalho. Com a supervisão de um membro mais experiente, outro, que precisa aprender novos conhecimentos, é instruído sobre os processos de trabalho cotidianos. A técnica mais indicada para promover o conhecimento de Direito Administrativo seria um treinamento externo, ministrado por instituição certificada.