SóProvas


ID
3426319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de gestão financeira.


A realização da análise financeira de uma empresa visa mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio e o retorno de investimentos.

Alternativas
Comentários
  • LIQUIDEZ, ENDIVIDAMENTO E RENTABILIDADE. Gabarito errado

  • Dirney, qual o embasamento dessa resposta? Grata.

  • http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3278/1/ARTHUR%20MONDARDO%20OLIVO.pdf

    Para Perondi (2007, p. 39) a análise financeira “é o estudo da liquidez que expressa à capacidade de pagamento que há na empresa, ou seja, suas condições financeiras de cumprir no vencimento todas as obrigações assumidas”.  O autor supracitado completa informando que através desta análise é possível verificar o equilíbrio financeiro da empresa e a sua necessidade de investimento em Capital de giro.  

    ERRADO

    Pode-se dizer que a análise econômica está voltada para capturar informações pertinentes quanto ao desempenho da organização em relação ao retorno dos investimentos, lucrativa e todos os valores econômicos pertinentes para a tomada de decisão, PERONDI (2007).  

  • análise financeira analisa os Ativos e Passivos de uma entidade por meio de indicadores de liquidez e estrutura de capital, a análise econômica utiliza-se de indicadores de rentabilidade para analisar as receitas e as despesas, enquanto que a análise de desempenho (ou índices de atividade) utiliza-se dos prazos médios de rotação dos estoques, clientes e fornecedores que permitem a análise do desempenho operacional e das necessidades de capital de giro de uma empresa.

     

    Sérgio Adriano - Contabilidade 3D (3.ª ed. pag.1186)

  • A Análise Contábil objetiva analisar as demonstrações com a finalidade de fornecer informações de dois ou mais períodos de modo a dar condições aos administradores, acionistas e outros interessados em conhecer a situação da entidade para o auxílio de tomada de decisões. A análise contábil é dividida em análise vertical (de estrutura), análise horizontal (de evolução) e análise por quocientes (ou índices).

    A Análise Financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de um negócio ou projeto. Mede o grau de utilização de capital de terceiros e seus efeitos na formação da taxa de retorno do capital próprio, sendo dividida análise de liquidez e análise de solvência.

    A Análise Econômica é utilizada para mensurar a lucratividade (ou produtividade), a rentabilidade do capital próprio, o lucro líquido por ação e o retorno de investimentos operacionais.

    (Igor Cintra)

  • A realização da análise financeira (análise econômica) de uma empresa visa mensurar a lucratividade, a rentabilidade do capital próprio e o retorno de investimentos.

  • Análise econômica está relacionada aos indicadores que envolvem DRE.

    Análise financeira está relacionada aos indicadores que envolvem Balanço Patrimonial.

  • Os índices de análise da situação financeira: Liquidez, Estrutura de Capital ou Endividamento

    Índices de situação economica: Rentabilidade ou Retorno

    Material Daniel Negreiros

  • Análise econômica: lucratividade, rentabilidade de capital próprio e retorno de investimento.

  • A Análise Econômico-financeira usa vários índices, abordando a Situação Financeira (liquidez), Estrutura de capital (endividamento), Situação Econômica (rentabilidade) e nível de atividade (índices de rotação de Estoques, fornecedores, etc).  

    – Indicadores de Liquidez:

    Índice de Liquidez Corrente ou Liquidez Comum

    Índice de Liquidez Seca ou Teste Ácido.

    Índice de Liquidez Imediata ou Instantânea

    Índice de Liquidez Geral ou Liquidez Total

    Índice de Solvência Geral .

    Rentabilidade (índices econômicos):

    Margem de Lucro sobre as Vendas

    Giro do Ativo

    Retorno sobre o Investimento OU Retorno sobre o Ativo ou Retorno sobre o Capital Empregado (Obs.: “Retorno” pode ser substituído por “Rentabilidade”.)

    Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RPL) ou Retorno sobre o Capital Próprio