SóProvas


ID
3427036
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As secretarias municipal e estadual da Saúde de São Paulo lançaram nesta segunda-feira, 10.06, duas campanhas de imunização.

A primeira vai ocorrer apenas na capital e pretende alcançar 2,9 milhões de paulistanos. Neste ano, a capital paulista registrou o primeiro caso autóctone da doença, desde 2015. A Secretaria de Estado da Saúde informa que, até o dia 7 de junho, SP registrou 51 casos confirmados dessa doença.

Já a segunda campanha será feita em todo o estado e visa aumentar a cobertura vacinal, atualmente em 71,6%. A imunização é recomendada devido à circulação do vírus silvestre. Até 3 de junho, foram confirmados 66 casos autóctones no estado e 12 deles evoluíram para óbitos.

(Estadão, 11.06.2019. Disponível em <https://tinyurl.com/y67lneb7>.
Acesso em: 22.07.2019. Adaptado)


As doenças a que a notícia se refere são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • gab B

    Neste ano, a capital paulista registrou o primeiro caso autóctone da doença, desde 2015. A Secretaria de Estado da Saúde informa que, até o dia 7 de junho, SP registrou 51 casos confirmados dessa doença. SARAMPO

    Já a segunda campanha será feita em todo o estado e visa aumentar a cobertura vacinal, atualmente em 71,6%. A imunização é recomendada devido à circulação do vírus silvestre. Até 3 de junho, foram confirmados 66 casos autóctones no estado e 12 deles evoluíram para óbitos. FEBRE AMARELA

  • No ano de 2019 doenças que até então eram consideradas erradicadas voltam a aparecer. Acredita-se que este reaparecimento se dê pela falta de atualização ou de acesso ao Programa de Imunização Nacional.
    Com o reaparecimento fazem-se necessárias ações governamentais de campanhas de vacinação , como foi feito na segunda metade de 2019. O candidato para responder esta questão precisa ter conhecimento prévio sobre a necessidade de estar em dia com a caderneta de vacinação e as doenças que elas previnem.
    É uma questão atual que pode ser vista em jornais e reportagens. Sua resposta é direta.

    A) INCORRETA – A prevenção para a varíola é a vacina. Com a erradicação da doença a vacina se encontra fora do calendário de vacinação. A vacina da poliomielite deve ser ministrada aos 2, 4 e 6 meses de idade e, posteriormente, devem ser feita doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

    B) CORRETA – A vacina tríplice viral previne o sarampo, a rubéola e a caxumba. Deve ser ministrada aos 12 meses. É necessário um reforço aos 15 meses com a vacina tetraviral, que inclui a prevenção a doença varicela. O sarampo era considerado uma doença erradicada. Entretanto com a confirmação de casos mencionados no texto, aconteceu uma campanha de vacinação emergencial. A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos e como apareceram novos casos iniciou-se uma campanha de vacinação em massa.

    C) INCORRETA - A vacina de Hepatite B, quando não tomada na infância, deve ser ministrada em três doses. A segunda dose deve ser ministrada em trinta dias depois da primeira, e a terceira dose seis meses após a segunda. Não existe vacina para a Dengue.

    D) INCORRETA – A prevenção para o tétano é a vacina. A vacina penta deve ser ministrada aos 2, 4 e 6 meses de idade . O primeiro reforço aos 15 meses e o segundo reforço entre os 4 e 6 anos. Não existe vacina contra a Zika.

    E) INCORRETA - A vacina tríplice viral previne as doenças sarampo, rubéola e caxumba e deve ser ministrada aos 12 meses. É necessário um reforço aos 15 meses com a vacina tetraviral que inclui a prevenção a doença varicela. A vacina para a tuberculose é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade.

    Gabarito do professor: Letra B.