SóProvas


ID
3427333
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Mariele foi contratada recentemente como assistente social em uma comunidade terapêutica para recuperação de dependência de álcool e outras drogas, substituindo Ana, também assistente social que acabara de cumprir aviso prévio naquele local. Ana tinha uma estagiária de serviço social que passou a ser supervisionada por Mariele. Assim, Mariele se ocupou em compreender a atuação do assistente social em comunidades terapêuticas e, a partir disso, iniciou seu planejamento e execução de trabalho. Ocorre que, logo no primeiro mês, o diretor da unidade chamou sua atenção, dizendo: “Para fazer a triagem, você tem que saber escolher: as pessoas devem merecer estar aqui porque, você sabe, não queremos bandidos e, se um dia foram, eles devem ter abandonado essa vida e estarem dispostos a serem salvos, ouvir a palavra, entendeu?”. Completou, dizendo que “Quero que você me conte toda a sua conversa com os entrevistados para eu ajudar a escolhê-los”. Mariele negou o pedido do diretor, explicando e justificando seu posicionamento com os pressupostos éticos, teóricos e políticos da profissão. Devido a esse episódio, Mariele foi dispensada por insubordinação. Sobre o caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     a) Mariele não agiu em conformidade com pressupostos éticos, teóricos e políticos da profissão ao negar o pedido do Diretor, pois, nesses pressupostos, está contida a correlação de forças que autorizam o Serviço Social a se submeter a práticas como a do caso hipotético ? Mariele agiu corretamente (=negou o pedido do diretor, explicando e justificando seu posicionamento com os pressupostos éticos, teóricos e políticos da profissão).
     b) Mariele não agiu corretamente, porque não observou a possibilidade de interdisciplinaridade em que é necessário compartilhar os saberes existentes entre as profissões, portanto poderia ter partilhado as informações em conformidade com o pedido do Diretor. 
     c) De acordo como o Código de Ética da profissão, considera-se vedado a outro assistente social substituir Mariele enquanto perdurar o motivo de sua demissão ? correto, CE de 1993, art. 4º (=substituir profissional que tenha sido exonerado/a por defender os princípios da ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência).
     d) Mariele agiu incorretamente e precisa compreender que o mercado exige um trabalhador polivalente, sendo natural que o trabalhador, além de suas atribuições e competências profissionais, assuma outras atividades.
     e) Se Mariele tivesse considerado seu papel como trabalhadora assalariada em um cenário de desemprego, poderia ter aceitado o pedido do diretor da unidade sem ferir os preceitos éticos da profissão ? incorreto, visto que, conforme o Código de Ética de 1993 temos uma vedação (=substituir profissional que tenha sido exonerado/a por defender os princípios da ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • É possível compreender da história narrada que Mariele foi dispensada por não querer contar ao chefe situações que teve conhecimento enquanto atendia os usuários. Como aparentemente não envolvia prejuízos a ninguém, ela não podia quebrar o sigilo profissional. Nesse contexto, ao que tudo indica ela foi demitida por defender preceitos do código. Frente a isso, de acordo com o art 4º é vedado substituir profissional que tenha sido exonerado/a por defender os princípios da ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência.

    RESPOSTA: LETRA C

  • GABARITO LETRA C

    Art. 2º Constituem direitos do/a assistente social:

    a- garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código;

    Art. 4º É vedado ao/à assistente social:

    g- substituir profissional que tenha sido exonerado/a por defender os princípios da ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência;