-
Gabarito letra A.
Circunlóquio- uso excessivo de palavras para emitir um enunciado que não chega a ser claramente expresso; rodeio, circunlocução, circuito de palavras.
Perífrase - frase ou recurso verbal que exprime aquilo que poderia ser expresso por menor número de palavras; circunlóquio.
a) Possuir linguagem simples e direta, bem como ser claros e impessoais.
b) Ser formais, estruturados e utilizar uma linguagem rebuscada. (Evita-se linguagem rebuscada)
c) Se caracterizar pelo uso de termos, conceitos, ideias e pronomes complexos. ( Na verdade, deve ser priorizada a simplicidade e facilidade de compreensão).
d)possuir linguagem própria e com expressões de difícil compreensão.
e)ser caracterizados num padrão culto e rebuscado da língua portuguesa.
-
GABARITO: LETRA A
Atributos da redação oficial:
A redação oficial deve caracterizar-se por:
clareza e precisão;
objetividade;
concisão;
coesão e coerência;
impessoalidade;
formalidade e padronização; e
uso da norma padrão da língua portuguesa.
CLAREZA:
A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos. O princípio constitucional da publicidade não se esgota na mera publicação do texto, estendendo-se, ainda, à necessidade de que o texto seja claro.
IMPESSOALIDADE:
A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal. A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.
-
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à linguagem a ser empregada nos documentos oficiais.
Primeiramente, antes de analisar as alternativas, precisamos saber que circunlóquio significa "uso excessivo de palavras para emitir um enunciado
que não chega a ser claramente expresso; rodeio, circunlocução,
circuito de palavras". Já a perífrase é uma "frase ou recurso verbal que exprime aquilo que poderia ser expresso por menor número de palavras; circunlóquio".
Mediante a informação acima, podemos analisar as alternativas:
a) Tendo em vista que o Manual de Redação não concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão e que os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal, é possível constatar que a afirmação presente nesta alternativa está correta.
b) A orientação do Manual é utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área, e ainda acrescenta que o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário. Sendo assim, esta alternativa está incorreta.
c) Tendo em vista que a redação oficial tem como finalidade básica comunicar com objetividade e máxima clareza, fazendo uso de palavras e expressões simples, em seu sentido comum, usar pronomes complexos, conforme afirma esta alternativa, é incoerente.
d) O Manual considera o texto como sendo claro quando possibilita imediata compreensão pelo leitor. Dessa forma, ele não concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Ou seja, usar expressões de difícil
compreensão foge ao que orienta o Manual de Redação e, portanto, esta alternativa está incorreta.
e) Conforme já exposto na alternativa B, o Manual explica que o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo
rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário. Dessa forma, verificamos que esta alternativa também está incorreta.
Gabarito: Letra A