SóProvas


ID
3431401
Banca
VUNESP
Órgão
Valiprev - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia o documento a seguir.


Aos vinte seis dias do mês de novembro do ano de dois mil e sete, às quatorze horas e vinte minutos, na empresa Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu, sediada na Avenida Abílio Augusto Távora, dois mil cento e trinta e quatro, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, reuniram-se os membros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, registrada na delegacia regional do trabalho sob D E – 01.314. Reunião de fechamento. A presidente Maia da Silva iniciou a reunião agradecendo a todos os participantes da CIPA, e também o desempenho de todos na SIPAT. Será feito um certificado para os participantes da SIPAT. A presidente encerrou a reunião dando uma palavra de motivação aos presentes na reunião. Nada mais tendo a tratar, a presidente agradeceu a todos, dando por encerrada a reunião às quatorze horas e quarenta e um minutos. Eu, João Oliveira, secretariei a reunião a qual assino em conjunto com os demais membros presentes.


Esse tipo de documento se denomina

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia explicar???

  • A ATA é a modalidade de documento oficial utilizado para registrar exposição de fatos provenientes de uma reunião, sessão ou assembleia. Vale salientar que esse documento deverá ser assinado por todos que se fizeram presentes na reunião/sessão/assembleia ou, pelo presidente (dependo de exigência regimental de órgão).

  • GABARITO: LETRA D

    ATA:

    É o documento de valor jurídico, que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou assembleias, realizadas por comissões, conselhos, congregações, ou outras entidades semelhantes, de acordo com uma pauta, ou ordem do dia, previamente divulgada.

    É geralmente lavrada em livro próprio, autenticada, com as páginas rubricadas pela mesma autoridade que redige os termos de abertura e de encerramento.

    O texto apresenta-se seguidamente, sem parágrafos, ocupando cada linha inteira, sem espaços em branco ou rasuras, para evitar fraudes.

    A fim de ressalvar os erros, durante a redação, usar-se-á a palavra digo; se for constatado erro ou omissão, depois de escrito o texto, usar-se-á a expressão em tempo. Quem redige a ata é o secretário (efetivo do órgão, ou designado ad hoc para a reunião). A ata vai assinada por todos os presentes, ou somente pelo presidente e pelo secretário, quando houver registro específico de frequência.

    Observações:

    Com o advento do computador, as atas têm sido elaboradas e digitadas, para posterior encadernação em livros de ata. Se isto ocorrer, deve ser indicado nos termos de abertura e fechamento, rubricando-se as páginas e mantendo-se os mesmos cuidados referentes às atas manuscritas. Dispensam-se as correções do texto, como indicado anteriormente.

    No caso de se identificar, posteriormente, algum erro ou imprecisão numa ata, faz-se a ressalva, apresentando nova redação para o trecho. Assim, submetida novamente à aprovação do plenário, ficará consagrada. O novo texto será exarado na ata do dia em que foi aprovado, mencionando-se a ata e o trecho original.

    Suas partes componentes são:

    1. Cabeçalho, onde aparece o número (ordinal) da ata e o nome do órgão que a subscreve.

    2. Texto sem delimitação de parágrafos, que se inicia pela enunciação da data, horário e local de realização da reunião, por extenso, objeto da lavratura da Ata.

    3. Fecho, seguido da assinatura de presidente e secretário, e dos presentes, se for o caso.

    FONTE: apostila de redação oficial.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à finalidade do documento Ata.

    a) A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Sendo assim, este documento já não é mais usado na redação oficial e, portanto, não responde a este item.
    b) Correspondência não é documento oficial, portanto, esta alternativa já pode ser eliminada de imediato.
    c) Protocolo não é documento oficial, portanto, esta alternativa também já pode ser eliminada de imediato.
    d) A ata é um instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia. Esse documento deve ser escrito seguidamente, sem rasuras, emendas, entrelinhas ou entrada de parágrafo. Desse modo, verificamos que o texto apresentado neste item é de fato uma ata.
    e) O ofício tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. Tendo em vista que essa não é a finalidade do texto apresentado no item, verificamos que esta alternativa não responde à questão.
    Gabarito: Letra D

  •    ATA: é o RESUMO escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim.

  • Gab. D)

    ANTES DE REPORTAREM:

    "AINN QUESTÃO DESATUALIZADA... MEMORANDO NÃO EXISTEM MAIS"...

    É claro que não existe mais p****, a mudança foi desde a Portaria nº 1.369 de 27 de Dezembro de 2018. Mas isso não significa que a questão está errada ou desatualizada. A Banca trouxe o memorando em uma das alternativas justamente para confundir o candidato que não está atento às mudanças do Manual de Redação Oficial.

    Só nessa prova, a Vunesp trouxe 4 questões cobrando nome de documentos com o Memorando nas alternativas, embora extinto.