SóProvas


ID
3431413
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São Roque - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgados hoje (31.07), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam novas informações sobre o mercado de trabalho brasileiro.

(Agência Brasil. https://bit.ly/2Mtg6Cc. Acesso em 03.09.2019. Adaptado)


Dentre as informações, destaca-se o fato de

Alternativas
Comentários
  • gab D

    Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgados pelo IBGE, mostra que o aumento foi de 0,9% na comparação com o primeiro trimestre de 2019, chegando a 35 milhões de trabalhadores.

  • A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios -A PNAD Contínua - visa produzir indicadores para acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, a médio e longo prazo, da força de trabalho e outras informações necessárias para o estudo e desenvolvimento socioeconômico do País. 
    A pesquisa é levada a cabo pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A PNAD Contínua foi implantada, experimentalmente, em outubro de 2011 e, a partir de janeiro de 2012, em caráter definitivo, em todo o Território Nacional. 
    Em uma das alternativas está indicado o fato que se destaca na Pnad apresentada ao final de 2019, acerca da questão do mercado de trabalho no Brasil 
    A) INCORRETA- A Taxa de população desalentada, segundo a Pnad, é de 5,4%. Entende-se por população desalentada aquela que está fora do mercado de trabalho por uma das razões a seguir: não consegue trabalho, ou não tem experiência, é muito jovem ou idosa, não encontrou trabalho na localidade – mas, se tivesse conseguido trabalho, estaria disponível para assumir a vaga.
    B) INCORRETA- O setor onde houve maior oferta de emprego foi no da construção civil 
    C) INCORRETA – Após a primeira década do século XXI ter sido marcada pelo maior avanço histórico na luta contra a desigualdade estrutural no Brasil, em 2015 uma crise atinge em cheio as famílias brasileiras. A renda média havia aumentado 6,6% entre 2012 e 2014; no entanto, no ano seguinte despencou 3,3%. Permanece então em baixa pelos dois anos seguintes, gerando a impressão de estagnação generalizada e não mais subiu. 
    D) CORRETA- O desempenho ruim da economia, a diminuição de postos de trabalho formais levou ao crescimento da informalidade como forma de sobrevivência minimamente digna .
    E) INCORRETA – O rendimento médio do trabalho não subiu .
    Gabarito do professor: Letra D.