SóProvas


ID
3432409
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quando a concretagem for efetuada em temperatura ambiente muito quente e, em especial, quando a umidade relativa do ar for baixa e a velocidade do vento maior ou igual a 30 m/s, devem ser tomadas providências para reduzir a perda de água do concreto. Salvo disposições em contrário, a concretagem deve ser suspensa se as condições ambientais forem adversas, com vento acima de 60 m/s e temperatura ambiente superior a

Alternativas
Comentários
  • NBR 14931

    9.3.3 Concretagem em temperatura muito quente

    Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico pela obra, a concretagem deve ser suspensa se as condições ambientais forem adversas, com temperatura ambiente superior a 40°C ou vento acima de 60 m/s. 

  • t 35°C, v 30 m/s, u 50%: Medidas preventivas

    t > 40°C, v > 60m/s: Concretagem suspensa

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre a execução de estruturas de concreto.


    O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições.  O mesmo é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado e protendido.


    A ABNT NBR 14931 (2004), intitulada “Execução de estruturas de concreto - Procedimento", trata sobre concretagem em temperatura muito quente em sua seção 9.3.3., estabelecendo que:


    "Quando a concretagem for efetuada em temperatura ambiente muito quente (≥ 35°C) e, em especial, quando a umidade relativa do ar for baixa (≤ 50%) e a velocidade do vento alta (≥ 30 m/s), devem ser adotadas as medidas necessárias para evitar a perda de consistência e reduzir a temperatura da massa de concreto.


    Imediatamente após as operações de lançamento e adensamento, devem ser tomadas providências para reduzir a perda de água do concreto.


    Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico pela obra, a concretagem deve ser suspensa se as condições ambientais forem adversas, com temperatura ambiente superior a 40°C ou vento acima de 60 m/s."


    Portanto, a concretagem deve ser suspensa caso a velocidade do vento esteja acima de 60 m/s e a temperatura ambiente superior a 40 °C. Logo, a alternativa E está correta.


    Gabarito do professor: Letra E.

  • NBR 14931

    9.3.2 Concretagem em temperatura muito fria

    A temperatura da massa de concreto, no momento do lançamento, não deve ser inferior a 5°C.

    Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico pela obra, a

    concretagem deve ser suspensa sempre que estiver prevista queda na temperatura ambiente para abaixo de

    0°C nas 48 h seguintes.

    9.3.3 Concretagem em temperatura muito quente

    Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico pela obra, a

    concretagem deve ser suspensa se as condições ambientais forem adversas, com temperatura ambiente

    superior a 40°C ou vento acima de 60 m/s.