SóProvas


ID
3435439
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
DMAE - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entre as manifestações mais comuns referentes aos problemas de umidade em edificações, encontram-se manchas de umidade, corrosão, bolor (ou mofo), algas, liquens, eflorescências, descolamento de revestimentos, friabilidade da argamassa por dissolução de compostos com propriedades cimentícias, fissuras e mudança de coloração dos revestimentos. Há uma série de mecanismos que podem gerar umidade nos materiais de construção, sendo os mais importantes os relacionados com a absorção de água: capilar; de infiltração ou de fluxo superficial; higroscópica; por condensação capilar; e por condensação.


Em qual desses fenômenos de absorção, a umidade atinge os materiais de construção na forma líquida? 

Alternativas
Comentários
  • como a capilaridade poderia atingir o material de construção? Achei q a pergunta foi mal formulada.

  • Resposta : Alternativa D

    Àgua Higroscopica : É aque se encontra no solo seco ao ar livre. Só se movimentam na forma de vapor de água,

    Água Capilar : É aquela que nos solos de grãos finos sobre pelos interstícios capilares deixados pelas partículas sólidas, além da superfície livre da água. Ela se movimenta na forma líquida.

    Àgua de Condensação : é aquela que condensa nos poros a partir de vapor de água.

    Infiltração : é o processo pelo qual um líquido transpassa os interstícios de corpos sólidos, notadamente a água atravessa a superfície do solo. Uma gota de chuva pode ser interceptada pela vegetação ou cair diretamente sobre o solo.

  • A questão foi extraída do livro A Técnica de Edificar (Yazigi, 2009), inclusive é o mesmo texto.

    Segundo o autor, a umidade pode ser gerada por capilaridade, infiltração ou fluxo superficial, higroscópica, condensação capilar e condensação. Os dois primeiros a umidade atinge os materiais na forma líquida, os demais, gasosa.

    A capilaridade pode atingir os materiais quando esses estão em contato direto com a umidade, não possuem impermeabilização e a água não pode ser eliminada através da ventilação. A tensão capilar faz com que a água caminhe pelos materiais de forma ascendente.