SóProvas


ID
3436405
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Muitos e diferentes esquemas de metadados têm sido continuamente desenvolvidos tendo como perspectiva uma grande variedade de usos em contextos variados, porém cada qual é limitado por suas especificidades e pelos seus domínios de aplicação próprios. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o esquema de metadados aplicado especificamente a registros bibliográficos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Formenton et al., (2017, p. 87):

    Criado pela Library of Congress (LC) e disponível em 2002, o esquema de metadados bibliográficos Metadata Object Description Schema (MODS) pode ser aplicado para objetos de bibliotecas digitais. Expresso em XML, o MODS contém um subconjunto de campos MARC 21 e utiliza elementos textuais, ao invés de códigos numéricos, possibilitando uma fácil compreensão.

    O padrão Encoded Archival Description (EAD) tem seu início num projeto da biblioteca da Universidade da Califórnia, Berkeley, em 1993. Este projeto investigou a oportunidade e a viabilidade de desenvolver um padrão de codificação não-proprietário para instrumentos de pesquisa legíveis por computador, tais como índices, registros, inventários, ou guias elaborados por arquivos, bibliotecas, museus e repositórios de manuscritos, que proporcionam informações acerca de determinadas coleções de materiais arquivísticos.

    Gab. D

    FORMENTON, Danilo et al., Os padrões de metadados como recursos tecnológicos para a garantia da preservação digital. Biblios, n. 68, Pittsburgh, jul./set. 2017. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_serial&pid=1562-4730&lng=es&nrm=iso

  • O MODS é o exemplo de uma linguagem (em nosso caso um formato de metadados) criado com base na XML.