Segundo Miranda (2007, p. 90-91):
Os usuários influenciam o processo de seleção, não apenas como um dos fatores decisivos na preferência dos títulos, mas também contribuem com suas sugestões. [...]. Esse estudo é realizado cuidadosamente com o uso de instrumentos de pesquisa (entrevistas, questionários, formulários, observação etc).
O processo adequado de seleção do acervo tem como conseqüência a satisfação da comunidade receptora dos serviços informacionais. Após a elaboração da lista de documentos a serem adquiridos, passa-se então à etapa de implementação das decisões referentes à seleção para obtenção das publicações.
A coleção é formada por meio dos processos de compra, doação e permuta. A concretização desse processo, por compra, requer um trabalho esmiuçador por parte do profissional encarregado, para que haja uma perfeita correspondência entre a lista sugerida de aquisições e os materiais adquiridos.
DESBASTAMENTO - Consiste no processo pelo qual se retira do acervo ativo, títulos e/ou exemplares, após criteriosa avaliação para remanejamento, descarte ou conservação (restauração). É um processo contínuo e sistemático para conservar a qualidade da coleção. Ocorre devido à necessidade de um processo constante de avaliação da coleção e deve ser feito de acordo com o julgamento da Comissão de Biblioteca, em períodos de 03 (três) a 05 (cinco) anos de intervalo.
Gab. E
MIRANDA, Ana Cláudia Carvalho de. Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas especializadas. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.1, p.87-94, jan./abr. 2007. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_49ba2f35c9_0012783.pdf