Segundo Pickler (2007, p. 70-71):
Dziekaniak e Kirinus (2004) acreditam que, para a Web Semântica se tornar possível, os computadores necessitam ter acesso a coleções estruturadas de informações (dados e metadados) e de conjuntos de regras de inferência que ajudem no processo de dedução automática para que seja administrado o raciocínio automatizado, ou seja, a representação do conhecimento. Essas regras, para as autoras, são especificadas por meio de ontologias que permitem representar explicitamente a semântica dos dados.
Gab. C
PICKLER, Maria Elisa Valentim. Web semântica: ontologias como ferramentas de representação do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n.1, p. 65-83, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=en&nrm=iso
Complementando...
O protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting)
vem se consolidando como a base para a interoperabilidade entre bibliotecas e
repositórios digitais acadêmicos e científicos no mundo todo. Através do OAI-PMH,
é possível proporcionar visibilidade e integração de informações (metadados), com
custos acessíveis à realidade de países em desenvolvimento, como o Brasil. (...)
Os participantes da Iniciativa são
divididos em Provedores de Dados (DP) e Provedores de Serviços (SP).
Os provedores de dados mantêm repositórios de documentos digitais que
implementam o protocolo OAI-PMH como forma de expor os metadados de seus
documentos. Já os provedores de serviços oferecem buscas a estes metadados ou
outros serviços que visam agregar valor à iniciativa.
Retirei de um outro comentário em outra questão que também descreveu o OAI-PMH desta forma (a interoperabilidade é entre provedores de dados e provedores de serviços, não entre provedores, catálogos e indexadores)
Outra fonte:
"De início, o ponto chave na comunicação OAI é a definição de dois diferentes tipos de agentes: provedores de dados (data providers) e provedores de serviço (service providers). O provedor de dados é quem, de fato, contém o documento, ou o arquivo, que será disponibilizado na rede. E o provedor de serviço é quem realiza a coleta da descrição dos documentos para dentro de sua base, esta é o que se denomina por operação de harversting dos metadados."
http://wiki.ibict.br/index.php/Potocolos_OAI-PMH_/_OAI-ORE