Fala pessoal! Tudo bem com vocês? Professor Jetro na área, para comentar esta questão sobre Finanças Corporativas relativa aos métodos de avaliação de investimentos.
Vamos às alternativas:
A) Incorreta. A alternativa define bem o valor presente (fluxo de caixa futuro trazido a valor presente pela taxa de juros do custo de capital). O valor presente líquido, no entanto, é o valor presente menos o investimento inicial.
Assim, o valor presente líquido é o fluxo de caixa futuro trazido a valor presente pela taxa de juros do custo de capital MENOS o investimento inicial.
B) Incorreta. O melhor método de avaliação é o Valor Presente Líquido, seguido do método da Taxa Interna de Retorno (TIR) e, depois, o payback.
Vale lembrar que o payback é o tempo que o investimento demora para retornar o montante inicialmente investido. Ou seja, se eu investi 100 reais e demorou 1 ano para eu recuperar esses 100, o payback será de 1 ano.
O payback tem a vantagem de ser de fácil comunicação, mas tem as desvantagens de ignorar o valor do dinheiro no tempo (ignora a taxa de juros), ignora eventuais retornos de capital em períodos mais distantes (pois foca apenas no retorno do capital investido, sem se preocupar com o que ocorre depois que o capital inicial foi recuperado) e avalia da mesma forma forma projetos seguros e arriscados (pois não considera a taxa de juros envolvida). Além disso, não necessariamente um payback baixo é um bom investimento (depende do que ocorre depois do período de payback) e há subjetivismo na definição de qual tempo seria bom para um payback (2 anos, 5 anos, 35 anos?).
C) Correta. Definição perfeita da TIR. A ideia desse método é comparar a TIR com a Taxa Mínima de Atratividade (isto é, a taxa que representa o custo de oportunidade). Por exemplo, se a taxa básica da economia (para emprestar ao governo) estiver a 4% ao ano, qualquer projeto precisa ter TIR superior a 4%. Se não tiver, é melhor emprestar o dinheiro ao governo mesmo.
D) Incorreta. Tudo depende. Mesmo que o valor inicial do investimento seja igual, um fator importante a ser considerado é o tempo.
É melhor investir 100 mil e obter 250 mil em 5 anos ou é melhor investir 100 mil e obter 230 mil em 3 anos?
Nesse exemplo acima, o investimento inicial é o mesmo (100 mil), o fluxo de caixa supera o investimento inicial nas duas alternativas (250 mil e 230 mil), mas um investidor pode preferir investir no de menor fluxo de caixa (230 mil) por obter retorno em menor tempo.
E) Incorreta. O BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é uma medida financeira para avaliar obras e empreendimentos na construção civil. Para chegar ao BDI, deve-se somar todos os custos indiretos, como o custo de administração da empresa, o custo financeiro do contrato, seguros, garantias e também os tributos incidentes sobre a receita da empresa. A alternativa disse que os tributos devem ser excluídos do cálculo e, por isso, está errada.
Gabarito do Professor: Letra C.