SóProvas


ID
343945
Banca
FUNCAB
Órgão
DER-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O início da exploração da borracha amazônica foi próspero, mas a bonança durou pouco. Em 1912, a produção atingia o pico de 42 mil toneladas. A borracha representava 40% de todas as exportações nacionais. Em um segundo momento, entre 1942 e 1945, a borracha teve uma sobrevida que não foi com a mesma pujança do início do século, e logo voltou a perder em expressão no cenário econômico nacional. Nas duas fases mais expressivas da produção, um fator apontado abaixo pode ser considerado como responsável pelo declínio da borracha brasileira:

Alternativas
Comentários
  • Letra D
    Concorrência da borracha produzida pelos asiáticos.
  • No início do século XX, a supremacia da borracha brasileira sofreu forte declínio com a concorrência promovida pelo látex explorado no continente asiático. A brusca queda do valor de mercado fez com que muitos aviadores fossem obrigados a vender toda sua produção em valores muito abaixo do investimento empregado na produção. Entre 1910 e 1920, a crise da seringa amazônica levou diversos aviadores à falência e endividou os cofres públicos que estocavam a borracha na tentativa de elevar os preços.[...]

  • Letra D
    Em primeira instância a exploração na amazônia foi próspero até que os asiáticos conseguiram traficar mudas da planta, aí o mundo se voltou em adquirir a borracha de lá.
    Em segunda instância, na segunda guerra mundial tropas japonesas invadiram o terrítório asiático, o que impediu a exportação, então as atenções se voltaram para a Amazonia, mas logo o território foi desocupado e tudo voltou pra lá.
    FIM
  • A título de aprofundamento, destaco que houve a biopirataria dos seringais pelos ingleses, os quais as levaram para o sudeste da Ásia, sobretudo, na Malásia. Sendo assim, a concorrência internacional aumentou (considera-se que o Brasil, de praticamente um "monopólio" passou a enfrentar vários países asiáticos a produzindo e diminuindo o seu valor internacional).

    Com o perdão da piada, países asiáticos já acenaram para a "pirataria" desde os primórdios, rs.