Petrolatum: conhecida como vaselina, as coberturas composta por petrolatum costumam ser formadas a base de óleo mineral, vaselina sólida e água.
É indicado para o tratamento de feridas de qualquer etiologia, secas ou exsudativas, limpas ou infectadas, com presença de tecido inviável ou não e outros tipos de feridas em que se deve evitar a aderência do curativo como, por exemplo, feridas com exposição de ossos e tendões.
Essas indicações incluem vários tipos de lesões, como:
Diferentes tipos de queimaduras com diferentes profundidades requerem tratamentos específicos voltados para a fisiopatologia de cada caso para restauraçao do tecido de revestimento de forma a minimizar consequências funcionais e estéticas.
A) A documentação fotográfica de feridas, depende de autorização do paciente ou responsável legal.
B) Coberturas não aderentes estéreis impregnadas com petrolatum são indicadas para áreas doadoras ou receptoras de enxerto. CORRETA
C) O hidrocoloide é indicado a pacientes com feridas abertas NÃO INFECTADAS com leve e moderado quantidade de exsudato.
D) e indicado para a prevenção e tratamento de feridas infectadas e feridas limpas, tais como: queimaduras, úlceras de perna, escaras de decúbito, feridas cirúrgicas, pé diabético, impetigo, traumas e abrasões. É Contraindicado , quando a área a ser tratada for superior a 25 % da superfície corporal queimada. Não deve ser utilizado no tratamento de infecção profunda estabelecida.