RESUMINHO - NBR 14931/2004
LANÇAMENTO SUBMERSO
Quando o lançamento do concreto for submerso, o estudo da dosagem deve prever um CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL, COESO E PLÁSTICO. Na falta de um estudo de dosagem que garanta essas características, deve-se preparar o concreto com consumo mínimo de cimento Portland MAIOR OU IGUAL A 400 kg/m³. O lançamento de concreto submerso NÃO DEVE ser realizado quando a temperatura da água for menor que 5ºC, mesmo estando o concreto fresco com temperatura normal, nem quando a velocidade da água for maior que 2m/s.
ADENSAMENTO
No ADENSAMENTO MANUAL, a altura das camadas de concreto NÃO deve ultrapassar 20 cm.
- No adensamento por meio de vibradores de imersão:
A espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha. Ao vibrar uma camada de concreto, o vibrador deve penetrar cerca de 10 cm na camada anterior. EM TODOS OS CASOS A ALTURA DEVE SER MENOR QUE 50 CM, DE MODO A FACILITAR A SAÍDA DE BOLHAS DE AR.
ITEM 9.5.1 (PENÚLTIMO E ÚLTIMO PARÁGARFO)
As fôrmas devem ser preenchidas em camadas de altura compatível com o tipo de adensamento previsto (ou seja, em camadas inferior à altura da agulha do vibrador mecânico) para se obter um adensamento adequado. EM PEÇAS VERTICAIS E ESBELTAS, TIPO PAREDES E PILARES, PODE SER CONVENIENTE UTILIZAR CONCRETOS DE DIFERENTES CONSISTÊNCIA, DE MODO A REDUZIR O RISCO DE EXSUDAÇÃO E SEGREGAÇÃO.
CUIDADOS ESPECIAIS DEVEM SER TOMADOS ATÉ NAS CONCRETAGENS CORRENTES, TANTO EM LAJES INCLINADAS QUANTO EM LAJES PLANAS, SEMPRE CONDUZINDO O CONCRETO LANÇADO CONTRA O JÁ ADENSADO.