Cloreto de cálcio é um aditivo acelerador de pega do concreto, onde se deseja uma cura mais rápida. Porém este aditivo NÃO deve ser utilizado em concreto armado pois é corrosivo para as armaduras. A baixo algumas observações importantes:
- deve haver compatibilidade química entre o aditivo e os constituintes do cimento
- o aditivo não pode provocar corrosão das armaduras, sendo vedado o emprego de aditivos aceleradores à base, por exemplo, de cloreto de cálcio (hoje são normalmente empregados silicatos e carbonatos de sódio ou de potássio, nitrato de cálcio, fluoreto de cálcio, tiossulfato de potássio etc.)
- a dosagem do aditivo em relação à massa do cimento, o momento e a forma de admissão ao concreto devem ser determinados em laboratório especializado, procurando-se, nos estudos, otimizar não só o consumo de aditivo como principalmente o traço do concreto.
- nas peças de grande porte, a ação do aditivo acelerador poderá ser potencializada pelo calor de hidratação, com risco de formação de fissuras causadas pela combinação da temperatura elevada com o rápido endurecimento.
Então ele faz exatamente o oposto do que diz a alternativa C, ele não retarda, ele acelera o processo de corrosão.