SóProvas


ID
3440878
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto acústico de um determinado local é feito a fim de corrigir ou controlar a entrada ou saída de ruídos, assim como a presença de ecos ou reflexões nocivas. Sabendo que o ouvido humano só começa a distinguir separadamente dois sons breves quando o seu intervalo for maior que 1/15 de segundo, e que a velocidade do som é de 340 m/s, a partir de que distância em relação à fonte sonora é necessário eliminar qualquer superfície lisa e rígida para evitar o eco?

Alternativas
Comentários
  • "Eco é o fenômeno de reflexão sonora, em que um observador colocado em determinado local torna a ouvir um som ali mesmo emitido após 1/15 s. Qualquer anteparo rígido com mais de 11 metros de distância da fonte irá refletir as ondas que nele incidem. Esse fato ocorre porque o ouvido humano só começa a distinguir separadamente dois sons breves, quando o intervalo entre eles é maior que 1/15 s. Esse tempo de 1/15 s, à velocidade do som (340 m/s), corresponderá a uma distância de 22 metros, ou seja, duas vezes 11 metros, caso de ida e volta do som (SILVA, 1997).

    Extraído da Dissertação de:

    ZWIRTES, Daniele Petri Zanardo. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE SALAS DE AULA: ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ. página 10.2006.

  • É necessário colocar anteparos intermediários quando a distância entre a fonte e a superfície refletora for superior a 11 m para evitar o aparecimento de ecos.

  • Superior a 11 m

  • Distância = Velocidade x Tempo

    x = 340x1/15

    340 x 1/15 = 22m (ida e volta)

    Considera a metade = 11 metros

    obs: Aqui é 11 metros porque considerou-se um intervalo maior que 1/15 de segundo para geração do eco. No entanto alguns autores consideram a necessidade de um intervalo maior que 1/10 (0,1s). Nesse caso, fazendo esse mesmo calculo obtemos a distancia é de 17m. Daí depende de qual intervalo de tempo a banca vai considerar na questão