SóProvas


ID
3441121
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 23 de maio de 2019, a imprensa brasileira deu destaque à notícia que revelou que, revertendo uma posição tradicional, o Brasil votou contra uma resolução da Organização Mundial de Saúde que dizia respeito às relações entre Israel e a Palestina. Para justificar o seu voto, o ministro da Saúde do Brasil declarou que o compromisso do governo brasileiro é com “o acesso à saúde para todos”.
(glo.bo/2HD5AWh. Adaptado)

O voto brasileiro foi contrário à

Alternativas
Comentários
  • gab C

    O Brasil votou contra um projeto apresentado na Organização Mundial da Saúde (OMS) que estabelece uma série de medidas de apoio médico-hospitalar à Palestina. 

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/05/23/brasil-vota-contra-decisao-da-oms-que-pede-apoio-de-saude-a-palestina.ghtml

  • O Brasil é um dos Estados fundadores da Organização das Nações Unidas, criada logo após a Segunda Guerra Mundial. A proposta base é que houvesse um fórum de debate para que fosse possível a solução pacífica de controvérsias na arena internacional. Desta forma guerras seriam evitadas. A ONU é uma reedição do projeto de Liga das Nações, que fazia parta da proposta dos EUA para a estruturação da paz após a Primeira Grande Guerra. Na Conferência de Paris, em 1918, Woddrow Wilson, então presidente dos EUA, havia apresentado o documento aprovado pelo congresso norte-americano e que passou à história como “Quatorze Pontos de Wilson". Dele fazia parte o projeto de criação do que vai ser a Liga das Nações que, no entanto, teve vida curta e ineficaz.

    Ao longo do tempo, desde o final da década de 1940, a ONU vem crescendo. Foram criados vários comitês, agências e organizações para temas específicos. Hoje existe o Sistema ONU. Dele faz parte a OMS, Organização Mundial da Saúde. A ideia é que este organismo coordene e organize esforços no sentido de promover a saúde dos povos, combatendo epidemias, pandemias e surtos de doenças infecciosas ao redor do globo. A OMS também procura acudir populações em situação de risco à saúde em função de conflitos, guerras e desastres ambientais.

    Normalmente a diplomacia brasileira acompanha as propostas dos organismos da ONU. No entanto, em maio de 2019, o Brasil votou contra uma resolução da OMS, sendo então minoria, favorecendo Israel contra os palestinos, o que o Brasil não havia feito antes.

    Entre as alternativas apresentadas uma explicita contra o que o Brasil votou. É ela que deve ser assinalada.

    A) INCORRETA- Não foi esta a proposição da OMS
    B) INCORRETA-Como qualquer organismo internacional, a OMS não tem poder de intervenção a não ser que haja a demanda e a permissão do governo local. Organismos internacionais não tem poderes supra nacionais.
    C) CORRETA – A OMS estabeleceu uma série de exigências que Israel deveria cumprir de forma a garantir o acesso de palestinos ao sistema de saúde. O Brasil votou contra a OMS.
    D) INCORRETA-Esta não foi uma proposição da OMS e, esta decisão é de caráter nacional e não internacional
    E) INCORRETA – A OMS não tem poder de obrigar a Estado algum a cumprir as suas determinações ou propostas.

    RESPOSTA CORRETA : ALTERNATIVA C