SóProvas


ID
3441124
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em novembro de 2018, em uma reunião na embaixada cubana, em Brasília, foi comunicado que o governo de Cuba interromperia a cooperação técnica que viabilizava o trabalho de seus médicos em território brasileiro no Programa Mais Médicos.
(bit.ly/2HzXKwu. Adaptado)

A entidade responsável pela vinda de médicos de Cuba para o Brasil era

Alternativas
Comentários
  • gab A

    Cuba comunicou a interrupção da cooperação técnica com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e pela qual seus médicos podiam trabalhar no programa brasileiro....

  • O programa Mais Médicos foi um programa lançado em 8 de julho de 2013 pelo Governo Dilma, cujo objetivo é suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. O programa levou 15 mil médicos para as áreas onde faltam profissionais . O programa chegou, até 2017, a ter 18.240 médicos, garantindo acesso a 63 milhões de pessoas em 4.058 municípios. O formato da "importação" de médicos de outros países foi alvo de duras críticas de associações representativas da categoria, sociedade civil, estudantes da área da saúde e inclusive do Ministério Público do Trabalho.

    O Mais Médicos trouxe resultados significativos para a saúde brasileira. Pesquisas comprovaram que ele levou acesso a Atenção Básica a 63 milhões de brasileiros – 24,6% da população brasileira, com 18.240 médicos, sendo mais de 11 mil cubanos, a 4.058 municípios e 34 distritos indígenas. Em 1º de agosto de 2019, o governo Bolsonaro lançou o programa "Médicos pelo Brasil" em substituição ao Mais Médicos."
    (Moraes, Maurício. "Dúvidas sobre chegada de médicos cubanos alimentam debate jurídico". BBC Brasil. 2 de setembro de 2013. Acesso: 21 de maio de 2020). Entre as alternativas propostas deve ser apontada aquela que indica a organização que intermediou a vinda de médicos cubanos no programa Mais Médicos

    A) CORRETA - A Organização Pan-americana da Saúde foi quem intermediou a vinda dos médicos Cubanos, por conta de ter acordo com Cuba para tal.
    B) INCORRETA - A MSF, Médicos sem fronteiras não atua desta forma. Ela tem um corpo de médicos associados, do mundo todo, que se engajam em projetos da ONG.
    C) INCORRETA – O Conselho Federal de Medicina tem como atribuição a fiscalização e normatização da prática médica dentro do Brasil e não de agenciar profissionais da área da Saúde para trabalho dentro ou fora do país.
    D) INCORRETA - A função da associação é lutar pela dignidade da atuação dos médicos e dos procedimentos relativos à saúde .
    E) INCORRETA – A Academia Sul-Americana de Medicina Integrada (Asami) surgiu em 1999 através do trabalho de pesquisa e reunião de materiais científicos, para dar suporte ao trabalho de médicos e agentes de saúde.

    RESPOSTA : ALTERNATIVA A