SóProvas


ID
3441127
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em fevereiro deste ano (2019) a mídia brasileira repercutiu uma notícia da agência EFE dando conta de novo surto de uma doença hemorrágica aguda que já havia vitimado mais de uma centena de pessoas em 18 estados da Nigéria, em 2018. A doença endêmica, transmitida normalmente por roedores, tem um período de incubação entre 6 e 21 dias. Os sintomas são: dores de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia. Segundo o noticiário, os profissionais de saúde são os mais expostos à doença, sobretudo nos centros onde as medidas de prevenção de contágio não são respeitadas com rigor.

(http://bit.ly/2MBVitK. Adaptado)

A notícia foi pautada sobre

Alternativas
Comentários
  • gab B

    O novo surto de febre Lassa - um tipo de doença hemorrágica aguda - declarado na Nigéria causou 57 mortes neste ano(2019), o que representa que um em cada cinco contagiados faleceu, informaram nesta sexta-feira as autoridades de saúde. Desde o dia 1 de janeiro, foram confirmados 275 casos em todo o país, o que leva a taxa de mortalidade da doença para 20,7%, informou hoje o Centro de Controle de Doenças da Nigéria (NCDC). A Nigéria viveu em 2018 o pior surto desta doença da sua história, com 171 mortos....

  • febre Lassa Um em cada cinco contagiados faleceu. Imagine se essa taxa fosse do coronavírus...

  • O mundo está cada vez menor. A terceira revolução Industrial, ou Revolução Técnico Científica, pós segunda guerra mundial foi, mais do que tudo, a revolução da comunicação. Como podíamos viver sem internet? Sem aparelhos celulares e computadores e tablets cada vez menores e mais eficientes!  O “internacional" tornou-se “nacional". O mundo adentra a casa de todos que tem acesso à tecnologia, todos os dias, No entanto, ao mesmo tempo que globalizou-se a economia , a cultura e o consumo, as bactérias , os vírus e outras mazelas também passaram a “viajar" ao redor do globo. Não estão mais confinados às suas regiões de origem. Têm, então, muitas vezes, potencializado seu poder de destruição.

    A questão pede que seja apontada a doença a que se refere o trecho transcrito, de fevereiro de 2019 Esta questão é bastante específica para quem se candidata como profissional médico. Há, portanto, que fazer estudo específico de acordo com a bibliografia apresentada. 

    A) INCORRETA - A primeira epidemia do vírus ebola ocorreu em 1976, na República Democrática do Congo (região próxima ao rio Ebola, dá o nome dado ao vírus) e no Sudão.
    B) CORRETA - Os sintomas descritos, a área apontada e o ano referem-se à febre Lassa. 
    C) INCORRETA – O grande surto do zika vírus no Brasil ocorreu entre 2015 e 2016.
    D) INCORRETA - A febre Chikungunya não é transmitida por roedores e sim por mosquito.
    E) INCORRETA – A cólera é uma doença infecto-contagiosa transmitida por água contaminada e não é hemorrágica.

    RESPOSTA CORRETA : ALTERNATIVA B