SóProvas


ID
3441391
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A maneira pela qual os esportes na natureza vêm sendo retratados pelos meios de comunicação, evidenciam sempre o caráter de excepcionalidade, sua dimensão fantástica e espetaculosa. São imagens acrobáticas, sensacionais, “de tirar o fôlego”, evocando certos caracteres comportamentais que o reforçam como algo além de um simples Esporte. Ao adaptar esse conteúdo para as aulas de Educação Física, há muitas razões para incluirmos os esportes de aventura na escola (Ferreira, 2016), sendo assim, a alternativa em que as atividades propostas tem relação com atividades de Esporte na Natureza é:

Alternativas
Comentários
  • Rapel

     

    Prática esportiva adaptada para decidas verticais, em montanhas e paredões a vãos livres, descida de penhascos preso a uma corda. No caso do ambiente escolar a atividade pode ser realizada na estrutura da quadra poliesportiva, com um muro ou ponto de ancoragem seguro (FRANCO, 2010).

    Falsa Baiana

     

    Trata-se de uma técnica de transposição de cursos d´água, entre copas de árvores ou abismo, onde o praticante se apoia com os pés sobre uma corda bem tracionada, suspenso ao solo e, outra, segurando com as mãos, também suspensa e tracionada, na altura da cabeça.

    A Falsa baiana é um esporte que se desloca de um ponto até o outro utilizando duas cordas ou um cabo de aço, trazendo suas maneiras de adaptações dentro do contexto escolar, usando o espaço. livre entre árvores, na quadra, entre dois postes, entre outros, no uso de duas cordas. Amarrando uma das cordas em um poste e/ou árvore em 60 cm do chão, dando-lhe grande tração. Repetindo o processo com a mesma tração na segunda corda, acima da primeira na altura da cabeça onde os alunos possam alcançar as mãos. Segundo, (Lucélia 2010).

    Escalada

     

    A atividade de escalada é instintiva. A criança ao andar já também tenta escalar objetos. A prática e os ensinamentos desse esporte geralmente são perdidos ao longo do tempo, mas a escalada faz parte do desenvolvimento humano, que nasce com habilidades naturais para a modalidade. A prática permite um ganho de força muscular global, e aumento da massa óssea, além do desenvolvimento das habilidades motoras e de coordenação. Este ganho pode evitar fraturas nas crianças, sendo a maioria dos acidentes que ocorre exatamente por falta de força e agilidade (PEREIRA, ARMBRUST, 2010). A inserção deste conteúdo como abordagem pedagógica nas aulas de educação física, coopera em seus benefícios físicos e sociais, podendo trazer aos alunos benefícios com a prática deste esporte.

    Slackline

                       

    Muitos conhecem como Corda bamba, mas o Slackline, como é chamado é um esporte de equilíbrio, criado por praticantes de montanhismo. É praticado sob uma fita de nylon, estreita e flexível, suspensa nos dois lados e presa em pilares, árvores do pátio sendo realizado geralmente a uma altura de 25 a 30 centímetros do chão, no ambiente escolar. Apesar de pouco explorado e propagado, o esporte alcança bons resultados, sendo de grande valia nas aulas de educação física. Em sua maneira de adaptação nas aulas, pode ser desenvolvido em curtas distâncias com uma fita entre 5 a 15 metros, em diferentes tensões e folga da corda em seu comprimento. Sua abordagem nas aulas de educação física, com certeza vai ser bem aceita pelos alunos, permitindo a possibilidade da execução. Segundo, (Cardozo e da Costa Neto 2010)