GABA. D
Vai aqui um resumão sobre biomas aquáticos:
Águas paradas, como dos lagos e lagoas, são conhecidas como águas lênticas. Já as correntes, como no caso dos rios, são denominadas águas lóticas.
Normalmente os lagos e lagoas apresentam três regiões distintas:
- uma região junto à margem, onde há grande incidência de luz e chegada de nutrientes da orla. Boa para alimentação e reprodução (zona litoral);
- região correspondente à parte central do lago, a "água aberta" onde chega a luz (zona limnética);
- zona profunda, que se localiza abaixo da zona limnética, onde a luz não chega.
As drenagens das áreas circundantes da lagoa trazem matérias orgânicas e nutrientes dissolvidos, permitindo o desenvolvimento de vários grupos de indivíduos produtores como pequenas algas suspensas (fitoplâncton), plantas, algumas algas aderidas às plantas e, no fundo, algas conhecidas como bênticas.
Em geral, os organismos produtores são insuficientes para suportar a quantidade de consumidores existentes nos rios. O plâncton é pouco importante nos cursos de água, estando presente apenas nas partes de corrente mais fraca. As algas presentes nesses ambientes são fixas a um substrato (pedras, monte de folhas).
-Quanto à gradação de luz, o ambiente marinho de divide em:
Zona eufótica → compreende a região na qual a incidência luminosa consegue penetrar na coluna de água, geralmente compreendendo cerca de 200 metros de profundidade, de acordo com a turbidez. Corresponde à faixa com considerável concentração de organismos, entre os quais, micro-organismos fotossintetizantes (autotróficos).
Zona afótica → representa a região marinha que não recebe qualquer interferência da incidência luminosa. Os organismos (heterotróficos) que habitam esta faixa dependem da disponibilidade de oxigênio e matéria orgânica absorvida, respectivamente dissolvida e percolada (decantada) da zona eufótica.
Quanto à profundidade, o ambiente marinho de divide em: zona litorânea, zona nerítica, zona abatial e zona abissal.
Zona litorânea → limite existente entre o nível das marés (alta e baixa).
Zona nerítica → região que atinge, aproximadamente, 200 metros de profundidade, estendendo-se cerca de 50 a 60 km da margem litorânea. Representa o limite com maior biomassa e produtividade aquática, abrigando um grande número de organismos.
Zona abatial → localizada abaixo da zona nerítica, situa-se entre 200 a 2000 metros de profundidade.
Zona abissal → ambiente marinho mais profundo, situada entre 2000 metros de profundidade e o substrato oceânico, sendo uma região totalmente afótica (sem luz), onde habitam poucas formas de vida.
Fontes: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/biomas-aquaticos-caracteristicas-dos-lagos-rios-e-mares.htm?cmpid=copiaecola
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/classificacao-dos-ambientes-marinhos.htm